Sente muita fome no inverno? Veja por que comemos mais no frio!

Especialista ajuda a entender porque a fome aumenta durante o inverno e dá dicas para resistir as tentações durante esse período!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/08/2017 às 10:20
Atualizado às 12:33

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem nunca teve vontade de passar aquele dia nublado e friozinho comendo pipoca e assistindo filme em casa? Isso ocorre porque no inverno, com a queda dos termômetros, o organismo precisa de um maior gasto calórico para manter a temperatura do corpo estável. E o perigo para a balança reside justamente na redução da prática de atividades físicas na estação, o que, segundo a médica Suemi Marui, especialista em endocrinologia, ocorre devido ao tempo frio e à diminuição da luminosidade natural. Com isso, nessa época, as pessoas ficam mais propensas a ingerirem alimentos ricos em gorduras ou açúcares, acarretando num aumento considerável de peso. “Em casos mais sérios, pode até mesmo haver um aumento do colesterol e triglicérides neste curto período”, afirma a especialista.

Não caia nessa armadilha!

Para manter o ritmo da dieta, preparamos algumas dicas que ajudarão você a se livrar da preguiça e da tentação de abandonar o exercício físico e se jogar em alimentos calóricos. Aproveite o inverno de forma saudável e diga adeus aos quilinhos a mais!

  • Se você passa o dia em casa, cuidado: saiba diferenciar fome e tédio. Se estiver com fome e sem nada para fazer, beba um copo de água, procure um passatempo e observe se a fome continua depois de 20 minutos. Porém, opte sempre por pequenos lanches com poucas calorias, como uma fruta.
  • Deixe a preguiça de lado e continue sua rotina de atividades físicas! Seja levando um casaco leve para a caminhada ao ar livre ou investindo mais tempo na academia, o importante mesmo é não ficar parada.
  • Não deixe de comer aquele doce que dá água na boca em você. Para isso, saiba calcular as calorias que podem ser ingeridas no dia de acordo com os exercícios físicos realizados. No frio é muito comum ingerirmos menos água. Preste atenção! É essencial que seja ingerido dois litros de água por dia para manter a hidratação.
  • Deixe as massas para ocasiões especiais, principalmente as que têm molho, pois elas possuem alto teor energético.
  • Tenha cuidado com chocolates, nozes, castanhas e avelãs. Apesar de serem nutritivos, são muito calóricos.
  • Aproveite o inverno para descobrir sabores de chás e cafés, evitando bebidas muito calóricas.]

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Suemi Marui, endocrinologista, de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM