ESTILO DE VIDA

Foliculite: 6 respostas que você precisa para se livrar desse incômodo

Também conhecida como pelos encravados, a foliculite gera consequências incômodas, mas o problema pode ser tratado e evitado com medidas simples.

None
É indicado procurar um especialista para indicar o melhor tratamento a ser seguido. FOTO Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/07/2017 às 13:41
Atualizado às 13:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A foliculite, nome técnico para os famosos pelos encravados, é comum em homens e mulheres, mas tem solução. Durante o crescimento, os pelos não conseguem romper a pele e crescem internamente, causando uma inflamação no folículo piloso. O resultado são bolinhas avermelhadas, dores e coceira no local, pele avermelhada e até uma infecção com pus. Confira mais detalhes sobre a foliculite, além de dicas simples para evitá-la.

Depilar com cera favorece o encravamento?

A depilação com cera causa o espessamento da pele, que teve a camada de queratina removida durante o procedimento. Depois da eliminação dos pelos, o novo fio demora mais para crescer do que em outros métodos de depilação. Com isso, encontra uma barreira: a nova camada de queratina formada neste período provoca o entupimento e impede a saída do pelo.

Raspar os pelos com lâmina faz com que encravem mais?

Depende. O importante é se lembrar de sempre utilizar a lâmina, seja na virilha ou na barba – no caso dos homens –, passando-a em um movimento que seja no sentido dos pelos e, de preferência, no banho, quando a pele está mais hidratada. Evite cremes gordurosos e óleos corporais, que podem também auxiliar no encravamento.

A foliculite causa desconfortos e, por isso, deve ser tratada com seriedade.

A foliculite causa desconfortos e, por isso, deve ser tratada com seriedade. FOTO Shutterstock

Usar roupas muito apertadas faz com que os pelos encravem com maior facilidade?

O uso de roupas apertadas, o nascimento de vários pelos em um único folículo piloso e a obesidade pioram o quadro, já que obstruem a saída do fio, gerando a foliculite.

Falta de hidratação faz com que os pelos encravem com maior frequência?

Sim. Uma dica é usar sempre hidratantes à base de ureia ou ácido lático após a depilação. Esses ativos fazem uma microesfoliação e impedem a queratinização excessiva, que auxilia no encravamento do pelo.

Alguns cuidados simples podem evitar que a foliculite apareça.

Alguns cuidados simples podem evitar que a foliculite apareça. FOTO Shutterstock

Usar produtos com antibióticos e anti-inflamatórios pode ser um recurso para evitar a foliculite?

Para casos mais graves, procure um dermatologista, que irá indicar um medicamento específico ou cremes manipulados. Os cremes anti-inflamatórios podem ser encontrados em farmácias e perfumarias.

Os pelos encravam mais no período menstrual?

A mulher no período menstrual retém mais líquido, o que causa diminuição dos níveis de hidratação externa da pele, favorecendo o aparecimento da inflamação.

LEIA TAMBÉM:

TAGS