Foco no agora: saiba mais sobre a prática do mindfulness

Você conhece a técnica do mindfulness? Saiba que a prática pode ajudar você a manter o foco no presente e parar de sofrer por antecipação

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/12/2016 às 12:36
Atualizado às 12:23

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quantas vezes em nosso dia sofremos antecipadamente por alguma coisa que ainda vai acontecer, imaginando as consequências que talvez nem aconteçam? E aquele erro simples que você cometeu na semana passada, mas que já foi resolvido: ainda incomoda a ponto de perder o foco pensando nele? Se você vive mais o passado ou o futuro do que o momento presente, é bom rever seus conceitos.

mulher-morena-meditando campo mindfulness foco

FOTO: Shutterstock.com

Uma das maneiras de focar sua vida no que está acontecendo agora é praticando a técnica mindfulness. “É um termo moderno para um dos aspectos da milenar prática de autorrealização em ioga. Em suma, significa estar consciente, ser consciente de sua consciência e ser capaz de experimentar um pensamento, sensação ou ação externa plenamente com toda a sua atenção”, explica Giridhari Das, palestrante e mestre em bhakti ioga.

O presente em foco

O mindfulness (que tem sido traduzido para o português como “atenção plena”) tem como objetivo induzir a atenção intencionalmente na experiência do momento presente, desprendida de julgamentos. “O método busca em essência substituir o estado chamado de mind wandering (mente peregrinante, em tradução livre) pelo foco no aqui e agora”, ressalta o neurologista Martin Portner.

Atualmente, vive-se em um estado de ansiedade muito grande, seja pela fixação às coisas que aconteceram ou por expectativa pelo futuro, e esquece-se de viver o presente. “Deixar a mente vaguear em acontecimentos passados ou futuros priva você de viver o momento, de experienciar dias felizes. É necessário reaprender a conectar-se com o presente, com as pequenas e grandes belezas do dia a dia, que passam desapercebidas por você estar distraído olhando para a frente ou para trás”, salienta Giridhari Das.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Thiago Koguchi – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Giridhari Das, palestrante empresarial e motivacional, autor e instrutor no campo da autoajuda, autorrealização em ioga e consciência de Krishna; Martin Portner, neurologista, escritor e palestrante, mestre em neurociência pela Universidade de Oxford e especialista em mindfulness

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.