Fobia pode ter origem no inconsciente

Em casos de fobia, pode ser necessário ir além do consciente para achar uma solução, devido ao medo ser muitas vezes irracional.

- FOTO: iStock.com/Getty Images

Os medos característicos nos casos de fobia costumam ser irracionais, porém, isso não quer dizer que seja impossível encontrar uma explicação. Basta procurar a origem bem lá no fundo do baú mental, também conhecido como inconsciente, e trazê-la à tona, de volta ao consciente, para combater o transtorno pela raiz.

Antes de mais nada

A fobia é um transtorno mental da classe das psicoses. Isso significa que, diferentemente das psicopatia, ela apresenta sintomas em decorrer de um mau funcionamento mental, como alterações em neurotransmissores, nesse caso, a serotonina, responsável pelo estado de alerta cerebral.

menina fobia

FOTO: iStock.com/Getty Images

“Quando se passa por uma situação de perigo, o cérebro se prepara para lutar ou fugir e envia o comando aos membros e órgãos para que eles possam reagir apropriadamente”, explica a psicóloga Analu Ianik Costa.

Algumas áreas do cérebro são afetadas, como esclarece o psiquiatra João Jorge Cabral Nogueira “em alguns casos, os gânglios da base do cérebro estão mais irrigados, além da redução do tamanho da amígdala cerebral, do hipocampo e alterações na região pré-frontal”.

Ainda há um aumento da atividade límbica e paralímbica, responsável pelas emoções, mas, na maioria, não são encontradas pistas em exames cerebrais. E é esse mistério em relação às origens das fobias, tornando o inconsciente um personagem importante para o tratamento do transtorno.

Quando é parte do inconsciente?

É possível concluir que a fobia pode ter origem no inconsciente quando quem possui o distúrbio não tem conhecimento de quais são os processos relacionados e o que causa o mal-estar físico e psicológico.

Segundo Costa, “uma pessoa que tem fobia, em algum momento da sua vida, passou por uma situação na qual o cérebro ou o corpo ativaram estes mecanismos. Portanto, toda vez que algo semelhante a esta situação aconteça, a memória desencadeia a mesma reação anterior, deixando-a em estado de alerta”.

 

Veja mais:

Fobia é mais do que um simples medo

Conheça algumas fobias pouco comuns

Como vencer a fobia? Confira algumas terapias

 

Consultorias: Analu Ianik Costa, psicóloga; João Jorge Cabral Nogueira, psiquiatra, hipniatra, autor do livro Autoscopia: terapia mente-corpo-quântica (Instituto Amanhecer, 2013) e presidente da Associação Brasileira de Hipnose (ASBH).

Texto: Giovane Rocha/Colaborador – Entrevistas: Giovane Rocha e Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência