5 filmes sobre saúde para entender algumas doenças

Alguns filmes são responsáveis por demonstrar o dia a dia de pessoas com determinadas doenças, como Alzheimer, leucemia e autismo.

None
FOTO: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/09/2016 às 19:50
Atualizado às 11:36

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Existem situações em que a vida imita a arte e outras em que ocorre o contrário, ou seja, a arte imita a vida. Exatamente por isso, não é difícil encontrar filmes que retratam situações que podem afetar qualquer pessoa, ainda mais se tratando de doenças e todo o amplo universo da saúde. Então, conheça alguns filmes que têm como pano de fundo questões complexas como Alzheimer, AIDS e câncer (e prepare o lencinho).

cena filmes para sempre alice alzheimer doenca atrizes sentadas

FOTO: Divulgação

1. Para sempre Alice

Nesse filme, a Dra. Alice Howland é uma renomada professora de linguística que, aos poucos, começa a notar pequenos lapsos de memória. Intrigada, ela procura ajuda médica e, após exames, recebe o diagnóstico: Alzheimer. A partir daí, sua rotina e de seus familiares é alterada, colocando os laços em jogo.

Entenda o Alzheimer:  considerada uma doença degenerativa que atinge o cérebro, ela causa atrofia e, com o passar do tempo, produz perdas de certas habilidades, como raciocinar e memorizar. “A doença de Alzheimer é neurodegenerativa, ainda sem causa definida. Ela afeta as funções cognitivas, predominantemente, mas não está limitada apenas à memória”, esclarece o neurologista Daniel Schachter.

ator sentado carro chapeu magro

FOTO: Divulgação

2. Clube de compra Dallas

Nos anos 80, a situação não era nada favorável para as pessoas diagnosticadas com AIDS e, para piorar, existia muito preconceito em relação à doença, pois a ideia era que esse era um problema de homossexuais. Com esse cenário, é contada a história de um homem machista que vivia no Texas diagnosticado com AIDS. Depois de passar pela fase da negação, ele vai atrás de formas de tratamento. O filme mostra com riqueza de informações o processo de aprovação das primeiras drogas do coquetel antirretroviral, como o AZT.

Entenda a AIDS: abreviação do inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, a AIDS é, como o próprio nome indica, uma síndrome – ou seja, um conjunto de sinais e sintomas que surgem justamente por conta da queda na taxa dos linfócitos CD4 ocasionada pelo vírus da doença. “O HIV é transmitido através de contato sexual, qualquer que seja ele – sexo vaginal, anal ou oral – e também pelo uso de agulhas ou seringas contaminadas, transfusão de sangue contaminado, assim como da mãe infectada para o bebê, na gestação, no parto ou na amamentação”, aponta a infectologista Sumire Sakab.

filme atores sentados escada roupa frio

FOTO: Divulgação

3. Adam

O nome do filme é uma referência ao personagem principal da história, que sofre com a Síndrome de Asperger, uma condição do espectro autista. Um dos sintomas dessa doença é a dificuldade em se relacionar com outras pessoas, situação que começa a mudar quando Adam conhece sua nova vizinha.

Entenda o autismo: como em outros casos de transtornos neurológicos, o autismo pode aparecer em diferentes níveis. Existem desde autistas com um grau leve, apresentando a característica dificuldade em comunicar-se, até autismo em níveis mais graves que, além de uma comunicação comprometida, podem demonstrar comportamentos compulsivos e autodestrutivos.

mulher criancas andando menina lenço

FOTO: Divulgação

4. Uma prova de amor

Quando um casal recebe a notícia que sua filha Kate foi diagnosticada com leucemia e tem poucos anos de vida, decidem fazer um procedimento médico para gerar um outro filho e, assim, ele se tornar um doador compatível com a irmã. Com isso, após o nascimento, Anna doa sangue e medula para Kate frequentemente. Quando a caçula completa 11 anos, os médicos dizem que ela teria que doar um rim para irmã mas, cansada dos procedimento médicos, decide lutar na justiça por emancipação médica e poder escolher o que fazer com o seu corpo.

Entenda a leucemia: é uma doença que afeta os glóbulos brancos do sangue, células responsáveis por proteger o organismo contra infecções. As células sanguíneas são produzidas na medula óssea (tecido esponjoso que ocupa o centro do osso) e, com o câncer, esse processo é prejudicado: há um aumento de células jovens anormais, que ocupam a medula e impedem a produção de glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos maduros.

homem cadeira rodas paralisia mulher cuidando

FOTO: Divulgação

5. O escafandro e a borboleta

Jean-Dominique Bauby tem pouco mais de 40 anos, um emprego que o satisfaz e é apaixonado pela vida. Entretanto, um dia ele sofre um derrame, acordando 20 dias depois do incidente. Apesar de manter a lucidez, o homem se depara com uma nova realidade: ele sofre com uma rara paralisia e o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Juntando suas forçãs, Jean se recusa a aceitar esse destino e aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos.

Entenda o derrame: “AVC, acidente vascular cerebral, ou o conhecido derrame, é quando ocorre uma interrupção aguda do fluxo sanguíneo para os neurônios, secundário a uma obstrução, a isquemia, ou rompimento de algum vaso, a hemorrágia”, explica o neurologista Leonardo Medeiros. Ou seja, o problema pode ser definido como o surgimento de uma falha neurológica súbita causada por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central.

LEIA TAMBÉM: