15 filmes biográficos de pessoas famosas para você se inspirar

Confira uma lista com cinebiografias premiadas de pessoas famosas para você se inspirar!

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/06/2016 às 09:00
Atualizado às 14:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Recentemente, filmes biográficos sobre pessoas famosas estão em alta no cinema. “Mais Forte que o Mundo”, que conta a história do lutador José Aldo, estreou nessa quinta (17) nos cinemas. Além disso, também foi divulgado o trailer do filme “All Eyez On Me”, cinebiografia de Tupac Shakur, um dos maiores rappers dos anos 90. Assista ao vídeo abaixo:

Você gosta de filmes biográficos? Que tal conferir algumas sugestões para ver no final de semana?

1 – Straight Outta Compton – A História do NWA (2015)

Straight Outta Compton

Foto: Divulgação

Antes do filme sobre Tupac, foi lançada outra cinebiografia sobre rappers em 2015. O filme “Straight Outta Compton – A História do NWA” fala sobre a vida do grupo de rap, considerado um dos maiores da história. Na cidade de Compton, os cinco jovens revolucionam e levam o hip-hop a um outro patamar. Uma curiosidade sobre o filme é que o rapper Ice Cube é interpretado pelo seu próprio filho, O’Shea Jackson Jr.

2 – Steve Jobs (2015)

Steve Jobs

Foto: Divulgação

O criador da Apple já recebeu duas cinebiografias. A primeira, lançada em 2013, tem Ashton Kutcher no papel de Jobs, mas não foi bem recebido pela crítica. Já o segundo, lançado no ano passado e com Michael Fassbender no papel principal, foi muito elogiado.

3 – Coco antes de Chanel (2009)

Coco antes de Chanel

Foto: Divulgação

Coco Chanel é a estilista mais popular do mundo. Esse filme francês conta a vida de Chanel antes da fama, desde sua infância vivida em um orfanato até seus relacionamentos amorosos vividos. O filme foi nomeado para o Oscar de melhor figurino em 2009.

4 – Johnny e June (2005)

Johnny e June

Foto: Divulgação

O filme retrata a vida de Johnny Cash, lenda da música country, mas o foco principal é no seu relacionamento com a também cantora June Carter. Reese Witherspoon ganhou um Oscar de melhor atriz por dar vida a June.

5 – Rush – No Limite da Emoção (2013)

Rush

Foto: Divulgação

Na década de 70, a Fórmula 1 dominava com seu glamour e tinha dois nomes de destaque: o playboy britânico James Hunt (Chris Hemsworth) e o metódico Niki Lauda (Daniel Brühl). Os dois travavam disputas incessantes e tiveram uma das maiores rivalidades do esporte, em uma época de muitos riscos corridos nas pistas.

6 – A Rede Social (2010)

A Rede Social

Foto: Divulgação

É difícil encontrar alguém que não possua um perfil no Facebook nos dias de hoje. Para saber como a rede social surgiu, é preciso também saber a história de Mark Zuckerberg. O filme conta tudo isso, desde seus primeiros testes em Harvard até o sucesso. Venceu 3 Oscars: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora.

7 – Ray (2004)

Ray

Foto: Divulgação

O lendário músico Ray Charles tem sua história contada nesse filme, desde o momento em que torna-se deficiente visual até o seu auge. A atuação de Jamie Foxx no papel do músico rendeu o Oscar de Melhor Ator, além de outra estatueta por Melhor Mixagem de Som.

8 – Ali (2001)

Ali

Foto: Divulgação

O filme retrata a vida de Muhammad Ali, um ícone do boxe e do ativismo negro e que faleceu recentemente. A atuação de Will Smith como o boxeador rendeu uma nomeação ao Oscar. O filme recebeu outra indicação para Melhor Ator Coadjuvante, pela atuação de Jon Voight.

9 – 42: A História de Uma Lenda (2013)

42

Foto: Divulgação

O beisebol não é tão popular no Brasil, mas a história de Jackie Robinson é algo que merece ser visto até por quem não conhece o esporte. Em 1945, ele foi o primeiro jogador negro a atuar em um time da principal liga de beisebol nos EUA e se tornou um dos ídolos do esporte, rompendo uma barreira étnica.

10 – Pelé: O Nascimento de Uma Lenda (2016)

Pelé: O Nascimento de Uma Lenda

Foto: Divulgação

O Rei do Futebol ganhou uma cinebiografia em maio desse ano. O filme aborda sua carreira, desde seu aparecimento no futebol em Bauru até a conquista do mundo com apenas 17 anos. Seu Jorge e Rodrigo Santoro são alguns dos nomes que fazem parte do elenco do filme.

11 – Lincoln (2012)

Lincoln

Foto: Divulgação

O filme de Steven Spielberg aborda os últimos quatro meses de vida do presidente Abraham Lincoln e os seus desafios para proibir a escravidão nos Estados Unidos. O filme foi sucesso de público e crítica e indicado para 12 categorias no Oscar. Ganhou estatuetas de Melhor Ator com Daniel Day-Lewis e de Melhor Direção de Arte.

12 – 2 Filhos de Francisco: A História de Zezé di Camargo & Luciano (2005)

2 filhos de Francisco

Foto: Divulgação

Esse é um dos principais filmes biográficos nacionais. A história se passa no interior de Goiás, com o desejo do pai Francisco de fazer com que dois de seus filhos se tornem uma dupla sertaneja. O filme foi um sucesso de público em todo o país.

13 – A Teoria de Tudo (2014)

A Teoria de tudo

Foto: Divulgação

O físico Stephen Hawking ganhou uma cinebiografia em 2014. O filme aborda a sua vida pessoal, principalmente no relacionamento com sua esposa. A atuação de Eddie Redmayne é tão impressionante que resultou em um Oscar de Melhor Ator.

14 – Piaf – Um Hino ao Amor (2007)

piaf

Foto: Divulgação

A cantora Édith Piaf foi um dos principais nomes da música francesa. Sua vida é relembrada no filme de 2007, desde seu nascimento até seu leito de morte. O filme recebeu 2 Oscars: Melhor Atriz, com Marion Cotillard, e Melhor Maquiagem.

15 – O Garoto de Liverpool (2009)

O garoto de Liverpool

Foto: Divulgação

Todos conhecem John Lennon, mas sua infância e adolescência nunca ganharam os holofotes. Até 2009, quando “O Garoto de Liverpool” foi lançado, recriando a vida de Lennon antes da fama. O filme foi indicado a 5 categorias no Oscar.