Connect with us

O que você está procurando?

Veja como fazer para organizar a rotina dos filhos e fazer com que as crianças cresçam desenvolvendo todas as suas habilidades
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Filhos: como organizar a rotina das crianças?

Veja como fazer para organizar a rotina dos filhos e fazer com que as crianças cresçam desenvolvendo todas as suas habilidades

É por meio de brincadeiras que a criança se desenvolve física, emocional, cognitiva e socialmente. E, segundo a psicóloga Cristiane Moraes, o aprendizado dos filhos se dará justamente a partir do entrelaçamento dessas habilidades. Mas como organizar a rotina dos pequenos?

 

Filhos: como organizar a rotina das crianças?

FOTO: iStock.com/Getty Images

Filhos e rotina: como administrar

A rotina da criança deve ser organizada conforme suas necessidades e prioridades. “Não é possível ter um filho e exigir que ele se adapte à rotina do adulto ou tenha uma agenda de adulto. Ao ter um filho, é preciso lembrar que ele exige cuidados, estar disposto a abrir mão de algumas coisas e reduzir o tempo gasto no trabalho e em outras atividades para se dedicar a ele”, pontua Cristiane.

Caso contrário, de acordo com a especialista, há o risco de “afogar” a criança em inúmeras atividades para que não sinta a falta dos pais, o que pode provocar estresse, depressão, ansiedade, agressividade e outros transtornos. Esses fatores, de um modo geral, atrapalham o aperfeiçoamento da inteligência nos pequenos.

O que fazer?

Se você pretende ter filhos, o ideal é que as atividades sejam prazerosas para a criança. Elas também precisam de um tempo livre para espairecer, porém o uso de eletrônicos deve ser limitado nesse período.

Na fase em que frequentam o colégio, “os pais devem ter em mente que o desenvolvimento das habilidades escolares de seus filhos são estimuladas com ações como disciplina com horários, promoção de atividades e brincadeiras, jogos em conjunto com as crianças, contação de histórias e músicas”, explica a especialista.

Os professores devem estimular os alunos a buscar respostas e orientá-los para encontrá-las. “Desta forma, ele estará amparado para aprofundar seus conhecimentos e sair do imediatismo e superficialidade que predomina na busca por conhecimento atualmente, marcada por respostas prontas e imediatas às questões colocadas pelos alunos”, afirma.

Tudo isso motivará a criança a encontrar soluções para os problemas que surgirão na vida adulta, fazendo dela um indivíduo mais preparado e, consequentemente, interpretado como inteligente por saber como encontrar respostas para seus questionamentos.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Texto: Érica Aguiar – Edição: Victor Santos

Consultorias: Ana Paula Magosso Cavaggioni, psicóloga na Clia Psicologia e Educação, em Santo André (SP) e pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) do Departamento de Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade; Cristiane Moraes Pertusi, doutora em psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP).

Advertisement

Estilo de vida

Cada um paga sua conta? Preferem conta conjunta? O importante é ter a vida financeira bem alinhada para realizar os sonhos de vocês

Estilo de vida

É hora de aproveitar o tempo de folga. Prepare-se para a diversão! Confira 15 atividades para fazer com as crianças nas férias.

Estilo de vida

Salsicha, nuggets, refrigerantes... Esses alimentos queridinhos pelas crianças são ricos em sódio, um dos grandes vilões da saúde!

Estilo de vida

Ao se tornar adulto, o peso desconhecido da infância se apresenta: tomar diversas responsabilidade. E, consequentemente, o receio.

Estilo de vida

Confira a seguir uma seleção de receitas com melancia que, além de saudáveis, são poderosas para a dieta e prometem enxugar medidas!

Estilo de vida

Geleia e outras receitas com hibisco deliciosas para você incluir a flor na sua alimentação de maneira versátil e sem enjoar!

Estilo de vida

Quer inovar o cardápio? Confira receitas com frutas de dar água na boca com poucas calorias e muito sabor para você não enjoar da dieta!

Estilo de vida

Fazer dieta não é sinônimo de comer mal. Veja algumas receitas com ervas que trouxemos para você ficar inspirada na cozinha e não desistir de perder peso!