Filhos: 5 formas de contornar as dificuldades na hora de educá-los

Problemas com os filhos são comuns e é a maneira que você irá tratá-los que pode definir se a situação melhora ou piora. Veja 5 dicas que irão ajudar você!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/11/2016 às 11:06
Atualizado às 13:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Educar os filhos não é fácil: são muitas responsabilidades e, principalmente, preocupações. Mas a verdade é que, com jeitinho, tudo dá certo! Problemas são comuns e é a maneira que você irá tratá-los que pode definir se a situação melhoraou piora. Para resolver as dificuldades, veja as dicas de Inês Reingenheim, pedagoga, e Fabiana Jurca Dadas, psicóloga especialista em orientação familiar.

mulher conversando com filho

Foto Shutterstock.com

1- Quando falar sobre sexo?

Não tem dia nem hora marcada, depende da pergunta. A profundidade da resposta virá de acordo com a idade da criança e a complexidade do questionamento. Dica: livros são uma boa opção. Aproveite também as oportunidades (filmes, músicas, etc), para começar uma conversa e abrir o espaço para o diálogo. Comece pela parte científica e depois fale sobre a emocional. O que não pode é fugir do assunto.

2- Meu filho não sai do celular, computador ou videogame. O que fazer?

Analise por que ele chegou a esse ponto. Muitas vezes, o jovem fica sozinho e tem que fazer alguma coisa no seu tempo livre. Aí, os aparelhos lhe fazem companhia. Dica: num momento de calma, converse com seu filho sobre outras opções de lazer e comece a negociar por menos tempo na frente desses aparelhos. Logicamente, no começo, ele pode não gostar, mas não se deixe intimidar por essa má vontade.

3- Como lidar com ciúme e comparações entre irmãos?

Comparação é palavra proibida entre irmãos. O filho acredita profundamente naquilo que ouve dos pais e, dependendo do que for dito, pode ser iniciado um processo de auto-depreciação. Dica: da mesma maneira que dá comida para todos os filhos, dê abraços e beijos em todos. Não é a criança que deve deixar de ter ciúme, é o adulto que deve se policiar para distribuir carinho igualmente. Outra coisa: pense antes de falar

4- Como falar sobre menstruação para minha filha?

Primeiramente, procure saber qual o interesse dela no assunto. Você pode simplesmente responder que menstruação é um sinal de que o corpo já está preparado para uma gestação.

5- Como lidar com um filho que não me respeita?

Às vezes, os pais dão ordens só para deixarem claro que são eles que dominam a casa. A criança vai crescendo e percebe isso, então não acha que precisa respeitar esse tipo de ordem. Dica: procure sempre negociar com seu filho com compreensão mútua. E lembre-se que você também tem que cumprir o combinado à risca.

LEIA TAMBÉM:

Texto Redação Alto Astral

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.