Fibromialgia: entenda mais sobre essa doença reumática!

Saiba mais sobre a fibromialgia, doença reumática que causa dores em diversas regiões do corpo e que precisa de atenção especial.

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/11/2016 às 11:22
Atualizado às 11:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A fibromialgia é uma das doenças reumáticas mais conhecidas e, geralmente, afeta pessoas entre 30 e 60 anos de idade, atingindo os tendões, os músculos e os ligamentos, de modo a causar dores em várias partes do corpo. Acredita-se que o problema não tem uma causa específica, mas sim que as pessoas que a desenvolvem têm uma sensibilidade maior à dor em relação a outras.

fibromialgia-dores

FOTO: Shutterstock

O que é?

“A pessoa sente dor dos pés à cabeça e não se sabe a causa exata disso”, comenta a reumatologista Tatiana Molinas Hasegawa. Nesse distúrbio, os incômodos podem durar longos períodos e sua manifestação pode estar ligada a fatores emocionais, fadiga, distúrbios do sono e, até mesmo, dores de cabeça. Pesquisadores acreditam que sua causa pode ser genética, já que muitos casos ocorrem em membros da mesma família.

Sintomas da fibromialgia

Dor generalizada em várias partes do corpo, assim como fadiga intensa, dificuldade em se concentrar, palpitações cardíacas e enxaquecas são alguns do principais sinais da fibromialgia.

fibromialgia

FOTO: Shutterstock | DESIGN: Diego Melo

Diagnóstico e tratamentos

Não existem exames de laboratório que possam diagnosticar o problema, por isso, o paciente precisa passar por uma análise clínica e, com base nas informações passadas ao médico, o problema poderá ser identificado. Para tratar a fibromialgia, o ideal é combinar a utilização de medicamentos receitados pelo especialista e demais cuidados físicos, como as atividades físicas regulares, fisioterapia e terapias antiestresse.

Convivendo com a doença

Não há uma maneira totalmente eficaz de afastar a fibromialgia. No entanto, exercitar-se com regularidade e manter uma dieta equilibrada beneficiam o organismo como um e dificulta o aparecimento de problemas de saúde.

Texto: Paula Santana

Consultoria Tatiana Molinas Hasegawa, reumatologista

LEIA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.