ESTILO DE VIDA

Fibromialgia: atividade física pode amenizar as dores

Uma pesquisa revelou que a prática de atividades físicas regulares ameniza dores causadas pela fibromialgia, problema que atinge 3% dos brasileiros

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/09/2016 às 19:03
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Caracterizada por dores difusas pelo corpo e por longos períodos, a fibromialgia ainda causa sensibilidade nas articulações e afeta cerca de 3% da população brasileira. A doença atinge principalmente mulheres entre 30 e 50 anos, e tem diagnóstico difícil e demorado. Mas a boa notícia é que alguns hábitos saudáveis, como as atividades físicas regulares, ajudam a minimizar os sintomas. “O exercício físico tende a melhorar a disposição e o sono, ajuda a lidar com o estresse e, após algum tempo, exerce um efeito benéfico sobre a dor”, afirma o neurocirurgião Maurício Mandel.

fibromialgia-pesquisa-saude-exercicios-fisicos

FOTO: Shutterstock

Saiba mais!

Como combater dores nos tendões e articulações 

Artrose causa dor e desgaste nas cartilagens

O reumatismo e suas consequências

Qualidade de vida e bem-estar

A atividade deve ter sempre a orientação de um profissional capacitado e colabora com o tratamento do problema, que não tem cura. “O paciente pode iniciar com uma caminhada de 10 minutos e gradativamente aumentar esse tempo para 30 ou 45 minutos, três vezes por semana. Caso sinta dor ao praticar algum exercício, consulte seu médico para que ele indique os analgésicos corretos. Alguns pacientes respondem mais rápido, outros mais lentamente, mas não se deve desanimar, pois a recompensa é uma qualidade de vida melhor”, complementa o especialista.

Consultoria Maurício Mandel, neurocirurgião