Como as fibras melhoram a saúde e a digestão?

Você conhece os benefícios das fibras para a saúde? Ou já ouviu falar da sua importância para o funcionamento do intestino? Não? Então saiba mais!

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Investir nos alimentos ricos em fibras é a melhor prevenção Foto: iStock.com/getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/02/2017 às 13:30
Atualizado às 13:30

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O que você come tem influência diretamente na sua saúde, por isso é fundamental escolher muito bem o cardápio. Os alimentos podem ser tanto fonte de prazer, quanto de incômodo, assim como podem potencializar ou prejudicar a saúde. Uma alimentação ruim pode trazer alguns desconfortos estomacais, como: inchaço, constipação e até mesmo dores. Quer saber como afastar esses sintomas e garantir que uma alimentação saborosa e,ao mesmo tempo, agradável com a ajuda das fibras? Veja sua importância e como fazer isso!

variedade de alimentos

Investir nos alimentos ricos em fibras é a melhor prevenção Foto: iStock.com/getty images

Segundo cérebro

Você sabia que o mau funcionamento do aparelho gastrointestinal influencia no humor? Tanto é que o intestino é chamado de “segundo cérebro”, pois a região conhecida como tubo intestinal contém nada menos que 100 milhões de neurônios, populador por neurotransmissores que se comunicam com nosso “cérebro principal”. Estudos também apontam que as próprias bactérias presentes na nossa flora intestinal mantêm conexão com o sistema nervoso central, influenciando tanto em aspectos emocionais quanto em sintomas físicos. Não é a toa que o estresse é um dos sintomas mais relatados por aqueles que convivem com a má digestão, assim como a prisão de ventre e distensão abdominal.

ilustração de um intestino

O intestino é tão importante que é considerado um “segundo cérebro” Foto: Istock.com/Getty images

Falta fibra!

As fibras não são consideradas nutrientes, mas são cruciais para o bom fluxo intestinal. Isso porque agem como verdadeiros agentes de limpeza no organismo. Classificadas como solúveis e insolúveis, elas possuem papéis significativos na digestão:

  • Solúvel, formam uma espécie de gel no estômago, que além de melhorar absorção de açúcar e ajudar a controlar o colesterol, retardam o esvaziamento gástrico e prolongam a sensação da saciedade.
  •  Insolúvel, chegam ao intestino praticamente intactas, o que faz com carreguem consigo toxinas e microrganismos nocivos que serão eliminados no final do processo digestivo.

Dados dos Ministério da Saúde apontam  68% dos brasileiros consomem quantidades insuficientes de fibras. Isso acontece, principalmente, devido ao hábito de descartar cascas, talos e sementes dos alimentos – justamente as partes mais ricas em fibras alimentares. Ou seja, estamos literalmente jogando fora componentes que poderiam beneficiar significativamente a saúde do aparelho digestivo.

alimentos

As fibras estão presentes em vários alimentos Foto: iStock.com/getty images

Sinais da carência

Uma pessoa que não come fibras o suficiente terá uma digestão acelerada, o que leva aos picos de glicose e, consequentemente à fome constante. Depois, terá mais dificuldade em eliminar os resíduos da digestão, levando à prisão de ventre e, em virtude disso, ao inchaço.

Outros benefícios do consumo

  • Controla a glicemia;
  • Controla o colesterol alto;
  • Controla a obesidade.

Consultoria Nova Nutrii

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