Fibras essenciais aos 20, 30 e 40 anos ou mais

O abdome permanece inchado mesmo seguindo a dieta? Aposte nessas nas fibras essenciais para a sua idade e sinta a diferença na balança

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/08/2016 às 18:12
Atualizado às 12:14

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O nosso organismo tem necessidades específicas em cada fase da vida. Com o passar do tempo o corpo responde de maneira diferente aos estímulos e isso pode dificultar o emagrecimento. As fibras são poderosas aliadas na hora de eliminar os quilos indesejados, não importa a idade. Entenda como o organismo funciona em cada período e confira como as fibras essenciais ajudam no combate às gordurinhas.

mãe e filha cozinhando alimentos com fibras essenciais

Foto: iStock.com/Getty Images

Fibras essenciais aos 20 anos

Nessa fase, emagrecer não é tão difícil, já que o metabolismo está funcionando normalmente. O problema pode estar na ansiedade ou na retenção de líquidos, causada pela TPM (tensão pré-menstrual), pelo estresse ou pela prisão de ventre, que geralmente acontece quando há pouca ingestão de fibras. “Algo que afeta o processo metabólico é a alimentação. Se você consome muito açúcar, ele acaba se transformando em gordura, promovendo o ganho de peso”, explica a nutricionista ortomolecular Fernanda Faustino.

SAIBA MAIS

9 maneiras de acrescentar fibras à sua refeição

Confira 27 alimentos que possuem calorias negativas

13 alimentos ricos em fibras para você investir!

Fibras essenciais aos 30 anos

Com a redução da massa magra, que ocorre nessa idade, o metabolismo tende a ser lento, tornando o emagrecimento mais complicado, favorecendo o inchaço e o surgimento de doenças crônicas como colesterol e diabetes. “Refeições regulares também auxiliam no bom funcionamento do organismo: se você come de 3 em 3 horas e ingere água e fibras todos os dias, seu metabolismo pode ficar acelerado. A prática de atividade física também ajuda nesse processo”, completa Fernanda.

Fibras essenciais aos 40 anos ou mais

A perda de massa magra é mais significativa nessa idade, comprometendo a ação das células do corpo e, consequentemente, a perda de peso. Após a menopausa o aumento dos ponteiros da balança é acentuado, principalmente na região da barriga. “Por isso, uma mulher com 40 anos, que não se alimenta bem e não pratica exercício físico, é bem mais prejudicada no processo de emagrecimento. Mas isso não é uma regra. Basta se movimentar e comer de maneira saudável para o metabolismo ficar mais ativo”, finaliza.

Texto: Thaís Farias/Colaboradora | Consultoria: Fernanda Faustino, nutricionista ortomolecular de Niterói (RJ)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.