Entenda como as fibras auxiliam no processo de emagrecimento!

As fibras auxiliam na dieta e também melhoram a saúde. Recheie seu cardápio diário com essa substância e sinta a diferença na balança!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/09/2016 às 19:24
Atualizado às 12:12

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já deve ter ouvido inúmeras vezes que um cardápio rico em fibras é essencial para quem deseja emagrecer, certo? Pois saiba que essa fama de aliada da boa forma é mais do que verdadeira. Encontradas em alimentos de origem vegetal, elas não são assimiladas pelo organismo. Porém, sua passagem pelo aparelho digestivo promove uma limpeza geral, já que as fibras auxiliam na digestão dos alimentos, “aprisionam” as moléculas de gordura e ainda auxiliam o organismo a expulsar impurezas e toxinas. É por todos esses motivos que ao adotar uma dieta rica nessa substância o corpo “desincha” na região da barriguinha logo nas primeiras semanas. E o resultado dessa redução de medidas se torna visível principalmente na balança e no guarda-roupa.

refeição com fibras: aveia e frutas vermelhas

Foto: iStock.com/Getty Images

As fibras auxiliam a saciedade

Outro benefício das fibras é a sensação de saciedade que elas proporcionam ao organismo. Isso porque as fibras insolúveis são como esponjas. Por reterem água, elas aumentam de volume e dão uma sensação de estômago cheio. Sua digestão mais demorada também contribui para que elas permaneçam um longo período no aparelho digestivo, deixando a fome controlada por mais tempo. Quem dá preferência às frutas, leguminosas e verduras na hora de compor as refeições também diminui, por consequência, o consumo de alimentos calóricos. Dessa forma, o processo de emagrecimento se torna mais rápido e as curvas conquistadas podem ser mantidas sem sacrifício.

Elas deixam a saúde em alta!

Se você ainda não se convenceu de que as fibras devem ser incorporadas no seu cardápio em virtude da perda de peso, saiba que há ainda outro motivo para você passar a dar mais valor a essa substância: a saúde. A atuação das fibras no aparelho digestivo contribui para a prevenção do câncer de cólon, já que elas “quebram” as gorduras de origem animal, as grandes causadoras da alteração celular no intestino grosso. E essa ação antigordura também faz bem para a pele, pois reduz a oleosidade corporal e deixa a região do rosto mais macia e sedosa. Por fim, as taxas de açúcar do sangue também podem ser normalizadas com o consumo dessa poderosa substância, que é capaz de reduzir a absorção de glicose e manter afastado o pesadelo da diabetes.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.