Fertilização assistida: por que o tema ainda é tabu?

Técnica existe há mais de quatro décadas e segue como tabu entre muitos casais. Descubra o que está por trás das reservas em tratar o tema fertilização.

- FOTO: iStock.com

Ter filhos continua sendo um dos maiores sonhos dos casais e muitos deles, quando apresentam dificuldades para gerar naturalmente, recorrem às técnicas artificiais de fertilidade, que existem há mais de 4 décadas. Somente em 2015 foram realizadas 35.615 tentativas de fertilização artificial no Brasil, segundo dados publicados este ano no 9º Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões.

FOTO: iStock.com

FOTO: iStock.com

Decisão difícil

O que muita gente não sabe é que após o nascimento do aguardado bebê, é comum que muitos pais prefiram não contar que realizaram a fertilização. Conforme apontam especialistas, os motivos vão desde a culpa por não poder engravidar do jeito tradicional até o receio quanto ao pensamento das pessoas quando souberem que o bebê foi gerado em laboratório.

Segundo o especialista em fertilidade feminina, professor da UFRGS e Diretor médico da Clínica Insemine, João Sabino da Cunha Filho, é muito frequente que casais peçam sigilo e escondam de todos, inclusive da própria criança, que ela é fruto de uma inseminação artificial. “A fertilização in vitro é um tratamento delicado e como está diretamente ligado à capacidade reprodutiva do ser humano, envolve todo lado emocional e psicológico das pessoas“, avalia o médico.

A importância do conhecimento

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, um em cada seis casais (com a mulher em idade reprodutiva) tem problema de fertilidade. Para Sabino, a fertilização in vitro, tratamento desenvolvido para auxiliar as pessoas, deveria ser visto não como inimigo, mas como aliado para atingir o objetivo de ter um filho. “Mas o ser humano não é apenas complexo fisicamente, ele é também psicologicamente complicado. A gestação envolve questões muito mais profundas do que simplesmente querer um bebê e depois vê-lo nascer. As pessoas têm fantasias, medos e constrangimentos, isso é muito comum”, diz o médico.

Entender o que é a inseminação artificial e desmitificar este tratamento para a população é o primeiro passo para acabar com o desconhecimento, causador de tantos preconceitos. Todo o casal que divulga o êxito do tratamento ajuda outros casais a perderem o medo e o receio de falar sobre a fertilização assistida. O silêncio, diante dos avanços e conquistas que a ciência médica possibilita, só perpetua os tabus.

VEJA TAMBÉM

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência