Alimentos bons para o cérebro: o feijão é um deles!

Se você está em dúvida sobre qual tipo  de feijão escolher, saiba que diversificar as fontes não tem problema algum, pelo contrário! 

None
O feijão é rico em ferro e ajuda na manutenção do sistema imunológico. FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/02/2017 às 13:04
Atualizado às 13:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ele é o acompanhante perfeito do arroz e, se não está presente no cardápio diário, deveria. Isso porque é importante fonte de fibras, que favorece o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas do corpo. E não é só: possui uma boa quantidade de proteínas, substâncias que regem o crescimento e a manutenção dos tecidos do corpo e a formação de hormônios como a insulina (que faz as células absorverem o açúcar presente no sangue após refeições) e a tiroxina (que controla o metabolismo).

tigela de feijão carioca bem tempeirado

O feijão é rico em ferro e ajuda na manutenção do sistema imunológico. FOTO: Shutterstock

Para iluminar a mente

Existem duas substâncias presentes nos feijões que são capazes de favorecer a saúde do cérebro: o ácido fólico e o triptofano. O primeiro é uma substância essencial para futuras mamães e bebês, pois atua no desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Além dos feijões, pode ser encontrada em vegetais com folhas verdes como o espinafre. A segunda é responsável pela produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. “Indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central”, indica Ana Rosa Costa, nutricionista. O elemento é facilmente encontrado em outras leguminosas.

feijão preto

O feijão preto é rico em antioxidantes, substâncias que beneficiam todo o corpo. FOTO: Stela Handa/Colaboradora

Quem diria!

Sabe o feijão-preto, ingrediente essencial da famosa feijoada? Dispensando a quantidade de gorduras desse prato, ele se torna uma boa pedida para a mente. Claro que os outros feijões possuem seus pontos positivos, porém esse tipo oferece a vantagem de aumentar a capacidade cerebral do ser humano. Isto porque a versão escura está cheia de antocianinas, compostos antioxidantes que contribuem para melhorar a função cerebral.

Texto: Jéssica Figueiredo/Colaboradora

Consultoria: Ana Rosa Costa, nutricionista

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.