ESTILO DE VIDA

Feijão: conheça a variedade do grão e seus benefícios para a saúde!

Ele é rico em nutrientes que auxiliam o funcionamento do organismo por completo: conheça os tipos de feijão e inclua ele de vez em seu cardápio!

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Fibras, vitaminas, minerais e uma excelente fonte de proteína vegetal: esses são só alguns dos pontos fortes do feijão! | FOTO: Jupiterunlimited/Other Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/07/2017 às 13:13
Atualizado às 13:13

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Além de ser um alimento delicioso e versátil na culinária, o feijão é riquíssimo em nutrientes fundamentais para a manutenção da nossa saúde! A nutricionista Patrícia Tomita Fan, explica que ele é uma excelente fonte de vitaminas, minerais, proteína, fibras e ferro. “Durante a menstruação, por exemplo, as mulheres necessitam de uma quantidade maior de ferro por causa da condição de perda de sangue regular. Gestantes também, por causa do aumento do volume sanguíneo, de tecidos, células e geração do feto”.

Mas não são apenas as futuras mamães que devem incluí-lo na dieta. As crianças e adolescentes também precisam adequar o consumo de ferro, que contribui para o seu crescimento e desenvolvimento. Assim como tantos benefícios e componentes, é difícil contar também todas as variedades de feijão (que passam de mil). Por isso, selecionamos os principais. Conheça os tipos de feijão mais consumidos no Brasil:

FOTOS: Thinkstock/Getty Images e Stela Handa

Feijão no prato

Na alimentação, em termos nutricionais, poucas combinações são tão boas quanto o clássico arroz e o feijão. “O arroz é um alimento fonte de carboidrato, nutriente que o organismo usa como fonte primária de energia. O feijão é um alimento rico em proteína, ferro, ­magnésio, potássio e zinco. Essa combinação faz desse prato brasileiríssimo uma ótima fonte de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo”, salienta a nutricionista Patrícia Fan.

De acordo com a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki, para obter todos os benefícios que o feijão pode oferecer para a saúde, o ideal é consumir pelo menos 1 concha por dia, alternando com as outras leguminosas, valendo todos os tipos de feijão, ou ainda a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico. Entre outras dicas estão:

  • Na hora da compra, se preferir o feijão embalado, por ser mais prático, não se esqueça de checar a data de validade e opte pelas safras novas;
  • Caso for comprar em feiras, a granel, verifique se os grãos estão inteiros, firmes e com cascas;
  • Você pode fazer o teste apertando alguns para saber se estão novos. Se eles racharem é porque já estão velhos e vão demorar mais para cozinhar;
  • O feijão deve ser guardado em locais frescos e secos. Não guarde por muito tempo, pois, quando está novo, é mais fácil de cozinhar e fica mais saboroso.

Gostou? Então confira na galeria, cinco maneiras diferentes de saborear o feijão:

Você confere as receitas da galeria logo abaixo:

  1. Caldo de feijão cremoso
  2. Arroz com feijão picante
  3. Salada de feijão-preto
  4. Feijão-branco de forno
  5. Farofa de feijão

CONSULTORIA: Patrícia Tomita Fan, nutricionista e especialista em doenças crônicas não transmissíveis e Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga.

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