Feijão combate anemia: saiba por que ele é um dos responsáveis por afastar a doença!

Você sabia que alimentos ricos em ferro podem contribuir contra o aparecimento da doença? Saiba como o feijão combate anemia e aposte nele!

None
Fonte de ferro e proteínas, o feijão está presente na alimentação de milhões de brasileiros diariamente e é um dos principais aliados do organismo contra a anemia. FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/12/2017 às 09:00
Atualizado às 12:14

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Fraqueza, falta de ânimo, dificuldade de concentração… Muitas vezes o paciente vai ao médico com estes sintomas e o diagnóstico assusta: anemia. O distúrbio nada mais é do que uma doença do sangue, caracterizado pela dificuldade na produção de hemoglobina, uma substância essencial na formação dos glóbulos vermelhos. Mas você sabia que é possível reverter esse quadro? Alguns alimentos são verdadeiros aliados e combatem a doença de frente! Quer conhecer um em especial? Saiba como o feijão combate anemia!

Conhecendo a doença

“A anemia é uma doença de causas bem variadas. Normalmente, a deficiência de ferro, ácido fólico ou vitamina B12 pode causar diferentes tipos da doença, que é a diminuição do número de hemoglobinas (células vermelhas) e, consequentemente, diminuição da oxigenação das células do corpo, o que é sério”, esclarece a nutricionista Vanessa Franzen Leite. Quando esses nutrientes essenciais estão em pouca quantidade no organismo, significa que o indivíduo não está ingerindo-os nas quantidades corretas ou que a absorção está prejudicada. Para obter o diagnóstico correto, é necessário fazer um exame laboratorial, além de prestar atenção aos sinais que o próprio corpo oferece: desânimo, fraqueza, pele e mucosas pálidas e, em alguns casos, perda de apetite.

Força imbatível

Dentre todas as vitaminas e minerais essenciais para manter o funcionamento do corpo em ordem, o ferro é um dos que mais se destacam. Isto porque a sua importância é imprescindível: ele é um dos principais componentes das células vermelhas do sangue, responsáveis por transportar oxigênio por todo o corpo.

E o feijão?

Tido como um dos alimentos mais ricos em ferro e sendo o branco a variação mais nutritiva da família dos feijões, ele também contêm proteínas e fibras, as últimas, essenciais para evitar a constipação intestinal. “O grão possui uma proteína chamada faseolamina, que inibe o processo de digestão do carboidrato (amido) presente no arroz, pão, biscoitos, batata e massas. A proteína retarda, inibindo a absorção de açúcares no sangue”, explica a nutricionista Lilian Speziali. O feijão-branco (principalmente em forma de farinha) também tem sido muito recomendado pelos nutricionistas para quem busca pelo emagrecimento e para a prevenção de doenças, como o diabetes.

Valores nutricionais do feijão-carioca

Cada 100g contém:

  • Valor energético: 329kcal
  • Proteínas: 20g
  • Carboidratos: 61,2g
  • Cálcio: 123mg
  • Fibras: 18,4g
  • Fósforo: 385mg
  • Ferro: 8mg
  • Potássio: 1352mg
  • Zinco: 2,9mg

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Lilian Speziali e Vanessa Franzen Leite, nutricionistas

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.