Feijão: cada versão, vários benefícios

O feijão é muito consumido no Brasil. Além de saboroso, ele apresenta muitos benefícios à saúde e pode ser encontrado em vários tipos.

None
Foto Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/07/2016 às 18:50
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O feijão está caro, mas mesmo com preços tão altos, você pode garantir que ele esteja presente no seu cardápio. Rico em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e ferro, existem versões muito nutritivas e saborosas, que podem fazer a diferença no orçamento e na saúde.

O feijão pode ser encontrado em várias versões

Foto Glow Images/Latinstock

Carioquinha

Também chamado de mulatinho, é a variedade mais cultivada e consumida por aqui. De tamanho médio e com fortes listas marrons, recebeu o nome por causa dos desenhos da casca, que lembram as ondas no calçadão de Copacabana.

Feijão-branco

Pequeno e oval, ele tem um sabor suave, ideal para sopas e pratos que vão ao forno. Se consumido em forma de farinha, ajuda no emagrecimento graças à faseolamina, proteína que inibe a absorção de carboidratos e previne o diabetes.

SAIBA MAIS:

Saiba como preparar uma feijoada vegetariana

Conheça uma boa escolha para alimentação balanceada

Confira uma entrevista sobre alimentação saudável com Flávio Passos

Preto

Astro da feijoada, é o tipo mais famoso no Rio de Janeiro, onde é consumido diariamente. Também é usado em outros pratos, inclusive em sopas. Rico em fitoestrógenos, tem ação antioxidante, mas deixa a desejar no quesito ácido fólico, nutriente com menor teor em relação aos outros tipos de feijão.

Fradinho

É ingrediente básico dos saborosos pratos baião-de-dois e acarajé. Contém vicilina, proteína que, unida à grande quantidade de fibras dos grãos, reduz o colesterol e previne doenças cardiovasculares.

Texto Mila Pereira/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.