Feijão: benefícios que vão além de fibras e proteínas!

Não só importante no prato do brasileiro, o feijão também é fundamental para a saúde! Confira seus benefícios e a melhor combinação para esse alimento!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/12/2016 às 11:51
Atualizado às 12:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O Brasil é o maior produtor mundial de feijão e é claro que ele não pode faltar no cardápio. Isso porque é importante fonte de fibras, que favorece o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas do corpo. E não é só isso: a leguminosa possui uma boa quantidade de proteínas, substâncias que regem o crescimento e a manutenção dos tecidos do corpo.

feijao

Foto: Shutterstock

Bom para memória!

O feijão-preto, ingrediente da famosa feijoada, se não for usado em meio a tantas calorias e gorduras, traz grandes benefícios para a saúde do cérebro. Claro que os outros feijões possuem seus pontos positivos, porém esse tipo oferece a vantagem de aumentar a capacidade cerebral do ser humano. Isso porque a versão escura está cheia de antocianinas, compostos antioxidantes que contribuem para melhorar a função cerebral.

Combinação perfeita

O arroz e o feijão são uma dupla inseparável. “A combinação desses dois alimentos é considerada perfeita em termos nutricionais. Além de fornecerem diversos nutrientes, os aminoácidos que faltam em um alimento, você encontra no outro. Por exemplo: o arroz é pobre no aminoácido lisina, que é encontrado em abundância no feijão. Já o aminoácido metionina é pobre no feijão, mas tem em abundância no arroz”, explica a nutricionista Fernanda Granja.

Texto: Denis Eric/Colaborador

Consultoria: Fernanda Granja, nutricionista

LEIA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.