Connect with us

O que você está procurando?

A febre periódica é mais comum do que muitas pessoas pensam. O que acontece é que seu diagnóstico pode ser confundido com outros problemas de saúde!
- Sintomas como dor abdominal e vômitos também podem aparecer. FOTO: shutterstock.com

Afinal, você sabe o que é a febre periódica? Ou ainda, o que significa a sigla PFAPA? 

A febre periódica é mais comum do que muitas pessoas pensam. O que acontece é que seu diagnóstico pode ser confundido com outros problemas de saúde!

PFAPA é uma sigla em inglês que significa febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite. Ou seja, é quando a criança apresenta febre recorrente acompanhada de aumento de gânglios no pescoço (as populares ínguas), inflamação na garganta e aftas na boca. E para saber mais sobre esse problema, o pediatra Marco Aurélio Safadi respondeu algumas perguntas sobre a doença:

A PFAPA é comum?

Não se sabe exatamente a sua frequência, mas provavelmente é mais comum do que se imagina. O pouco conhecimento sobre a doença faz com que o seu reconhecimento se torne mais difícil.

menina com dor na garganta

Um dos problemas da febre é que os seus demais sintomas, na maioria da vezes, são atribuídos a viroses. FOTO: shutterstock.com

Quem é acometido pela PFAPA e como se comporta?

A PFAPA se apresenta em crianças nos primeiros anos de vida, em geral até os 5 anos. Trata-se de uma doença benigna, que não interfere no desenvolvimento da criança, porém sua evolução é arrastada com duração de vários meses a anos.

Quais as causas da doença?

As causas da febre periódica são desconhecidas. Até o momento não se identificou causa genética ou infecciosa para explicá-la. O que se sabe é que há uma ativação periódica e temporária do sistema imunológico causando tais sintomas.

Quais são os principais sintomas?

O principal sintoma da doença é a febre recorrente, sua principal marca. Além da febre, vem acompanhada de dor de garganta, aftas e ínguas no pescoço. A duração da febre é de 3 a 6 dias, deixando a criança abatida e sem apetite, se repetindo, em geral, a cada 3 a 6 semanas. Nem todos os sintomas precisam estar presentes para o seu diagnóstico. Lembre-se, nos períodos sem sintomas, a criança não apresenta qualquer alteração.

febre

Em alguns casos de febre periódica a extração das amígdalas pode ser considerada, geralmente resolvendo os episódios. FOTO: shutterstock.com

Como confirmar a doença?

Não existe nenhum exame confirmatório. O mais importante é atentar à recorrência da febre e aos demais sintomas. Alguns exames podem ser necessários para excluir outras doenças que apresentam sintomas semelhantes, mas a suspeição aliada ao exame físico são o mais importante para o seu diagnóstico.

Qual o tratamento da febre?

Não existe tratamento específico, o mais importante é o acompanhamento da criança pelo pediatra e medicações para alívio dos sintomas como os antitérmicos comuns. O uso de corticoides administrados no início dos sintomas podem encurtar o tempo das crises.

 

Fonte: Marco Aurélio Safadi, parceiro da NUK e professor de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Leia também:

Advertisement

Estilo de vida

Conheça a poliomelite, pois, apesar de ser erradica do Brasil, essa doença ainda precisa de atenção e, principalmente, de prevenção sempre!

Estilo de vida

Quer fugir de vez do sedentarismo? Então, você precisa aderir às dicas a seguir! Com elas, você turbina a disposição e abandona de vez a preguiça!

Estilo de vida

Apesar de não ser a 'queridinha' por grande parte da população, especialista aponta os benefícios da carne suína para a saúde!

Estilo de vida

Depressão e ansiedade já são a terceira maior causa de afastamentos do trabalho no mundo. Saiba como prevenir e cuidar de tais doenças

Estilo de vida

É possível evitar a queda de cabelo durante a quimioterapia com uma técnica simples. Contudo, o resultado também depende dos medicamentos usados.

Estilo de vida

Por conta da dificuldade que muitos homens ainda têm em lidar com a calvície, o implante capilar é um recurso cada vez mais procurado

Estilo de vida

É possível utilizar homeopatia para crianças? Como é feito o tratamento? Essas são algumas dúvidas sobre o assunto. Quer saber como tirá-las? Confira!

Estilo de vida

Sentir dores durante a menstruação é normal, mas cólica menstrual muito forte pode indicar outras doenças. Veja quais podem ser os motivos!