Connect with us

O que você está procurando?

Alguns hábitos se fatores que contribuem com o aparecimento do diabetes. Descubra quais são algumas das principais causas da doença e previna-se!
- Caneta de insulina, aveias, cereais

Veja cinco fatores que contribuem com o aparecimento do diabetes

Alguns hábitos se fatores que contribuem com o aparecimento do diabetes. Descubra quais são algumas das principais causas da doença e previna-se!

O diabetes apresenta vários tipos de associações, sendo que cada um é causado por fatores diferentes. Um dos tipos mais comuns, o diabetes tipo 1, é descoberto quando o indivíduo ainda é criança. Mas o caso mais registrado e que se desenvolve a partir de exposição a fatores de risco é o diabetes tipo 2, que pode ser causado por maus hábitos alimentares e sedentarismo. Veja quais são os principais fatores que contribuem com o aparecimento do diabetes.

Saiba mais sobre os fatores que contribuem com o aparecimento do diabetes!

Para afastar a doença, é necessário adotar uma alimentação saudável, unindo-a aos exercícios físicos e não abusando de alimentos calóricos. FOTO: iStock.com/Getty Images

1. Obesidade

O sobrepeso é o maior e mais perigoso fator de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. A chance aumenta gradativamente a partir de um IMC (Índice de Massa Corpórea) superior a 25. A obesidade é um fator tão importante, que alguns indivíduos conseguem deixar de ser diabéticos apenas emagrecendo. Quase todos os pacientes que possuem o tipo 2 estão acima do peso. “Com o aumento de tamanho das células de gordura, diminui o número de seus receptores; e elas respondem menos a uma quantidade de insulina que antes era insuficiente. Para vencer essa resistência é necessária uma maior quantidade de insulina”, destaca Alfredo Cury, endocrinologista.

2. Sedentarismo

Um estilo de vida sedentário reduz a queima de calorias, promove acúmulo de peso e aumenta o risco de diabetes tipo 2. Dentre os comportamentos sedentários, assistir a televisão por muito tempo é um dos mais comuns, estando comprovadamente associado com o desenvolvimento da obesidade e, por consequência, da doença. A atividade física regular não só ajuda a controlar o peso, como também aumenta a sensibilidade do organismo à insulina, auxiliando no controle dos níveis de glicose no sangue. Tanto a musculação quanto exercícios aeróbicos ajudam a evitar o diabetes tipo 2.

3. Idade

Embora seja uma doença cada vez mais registrada em pessoas jovens, o diabetes tipo 2 segue sendo muito mais comum em indivíduos com mais de 45 anos de idade. Possivelmente, a queda na massa muscular, o desaceleramento do metabolismo e o aumento da gordura corporal que ocorrem com o envelhecimento desempenham papel fundamental nesses pacientes.

4. Hipertensão e colesterol elevado

Pacientes hipertensos apresentam maior risco de terem diabetes. Alguns medicamentos usados no tratamento da hipertensão, como diuréticos e betabloqueadores, interferem na ação da insulina, aumentando o risco de diabetes. Também é registrado um número significativo de pacientes com níveis elevados de colesterol ruim (LDL).

5. Dieta hipercalórica

A dieta ocidental, baseada no consumo de carnes vermelhas processadas, doces e refrigerantes acaba causando uma associação ao risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2. O consumo regular de cereais, vegetais, soja e fibras reduz o risco da doença.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Alfredo Cury, endocrinologista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Veja algumas dicas parara não deixar escapar nenhum benefícios dos alimentos, que muitas vezes deixam de reutilizados no cardápio. Confira algumas dicas!

Estilo de vida

Em todas as fases da vida os dentes precisam de cuidados, afinal eles também pode sofrer sérias doenças caso não exista uma saúde bucal adequada!

Estilo de vida

A prisão de ventre pode ser o sinal e a causa de problemas mais graves no seu organismo! Entenda o que pode ser e como tratar

Estilo de vida

É possível deixar sua salada ainda mais saborosa com a inclusão de ingredientes especiais, como o frango grelhado, fonte de muitos benefícios!

Estilo de vida

O salmão é um dos tipos de peixe mais saudável que têm. Rico em ômega-3 é um grande aliado do cérebro. Confira uma receita!

Estilo de vida

Ele é um dos alimentos queridinhos entre os brasileiros, mas quais serão os benefícios do café para a saúde? Descubra por que consumi-lo com frequência!

Estilo de vida

Você sabia que a berinjela possui nutrientes responsáveis por reduzir os níveis de colesterol do organismo? Confira esta receita de lasanha de berinjela!

Estilo de vida

Inchaço nas articulações, dores e diminuição da mobilidade são alguns dos sintomas da artrite. Veja de que maneira a doença se manifesta!