Connect with us

O que você está procurando?

Apesar de ser uma reação natural do ser humano, as mulheres estão mais propensas à ansiedade. Fatores naturais e psicossociais são a causa
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Mulheres estão mais propensas à ansiedade. Entenda por quê

Apesar de ser uma reação natural do ser humano, as mulheres estão mais propensas à ansiedade. Fatores naturais e psicossociais são a causa

A ansiedade, como uma característica natural de defesa do ser humano, está presente tanto em homens como em mulheres. Porém, alguns fatores implicam em uma predominância do sentimento por parte do sexo feminino. Mas, o que é responsável por essa diferença? São as oscilações hormonais? Está em algum fator do cotidiano?

Fator mulher: elas estão mais propensas à ansiedade. Entenda por quê

FOTO: iStock.com/Getty Images

Causas

A única certeza na relação entre ansiedade e gêneros é a prevalência de casos relacionados aos transtornos ansiosos no sexo feminino. O que causa essa desproporção não é muito certo ainda para a ciência. Porém, existem algumas condições presentes nas mulheres que podem favorecer o aparecimento mais frequente de distúrbios ansiosos. Segundo o psiquiatra Hewdy Lobo Ribeiro são: “desde fatores biológicos, como a vulnerabilidade hormonal, até elementos psicossociais, como maior demanda que as mulheres são cobradas sem que deixem de fazer outras tarefas domésticas e familiares”.

A atividade hormonal é determinante em ambos os gêneros, porém características específicas delas definem períodos que podem influenciar no aumento da ansiedade. “O comportamento humano é dependente dos hormônios circulantes, provocando sintomas e momentos evolutivos nas mulheres, tais como tensão pré-menstrual (TPM), adolescência, menopausa e depressão pós-parto”, explica a psicóloga Lívia Márcia Batista.

Diferenças naturais

Uma das características fisiológicas mais marcantes que diferenciam o sexo feminino do masculino é o ciclo menstrual. As mulheres também podem ficar prejudicadas pelo alto nível de estresse e, assim sendo, da ansiedade.

Os níveis hormonais desregulados podem ser uma das consequências da ansiedade elevada. Nesse caso, não só o cortisol, hormônio do estresse, como outros importantes no ciclo menstrual, como o estrogênio, podem afetar o fluxo de sangue ou até mesmo interrompê-lo. Com esse falso atraso da menstruação, pode ocorrer mais sensação ansiosa pela consequente dúvida de gravidez.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Hewdy Lobo Ribeiro, psiquiatra; Lívia Márcia Batista, psicóloga; Luciana Veloso, palestrante, professora e autora do livro Riscos Psicossociais e Saúde Mental do Trabalhador (Editora LTR, 2015).

Texto e entrevistas: Giovane Rocha/Colaborador e Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Trocar o fast food pelo self service, parar de usar açúcar, beber mais água: tudo isso pode melhorar e muito a sua qualidade de vida

Estilo de vida

Ele ganhou o cardápio de quem busca manter a boa forma e preservar a saúde! Confira como o suco verde atua para melhorar o funcionamento do corpo!

Estilo de vida

O distúrbio pode provir de inúmeras causas diferentes como hereditariedade e estresse, conheça cada uma e veja se não está na hora de procurar um médico

Estilo de vida

Segundo pesquisa feita nos Estados Unidos, algumas mães não tem consciência do perigo que é dar para o seu bebê leite materno compartilhado. Confira!

Estilo de vida

O maracujá conta com várias funções: pode colaborar com a dieta, fazendo perder os quilinhos a mais; é saudável e ainda ajuda a manter a calma

Estilo de vida

De acordo com especialistas, exercícios físicos podem ser um grande aliado no combate aos sintomas mais variados presentes durante esse período!

Estilo de vida

As poucas calorias e o alto teor de fibras fazem da berinjela uma aliada e tanto para a saúde! Invista em sucos de berinjela e turbine seu organismo!

Estilo de vida

Repleta de água e potássio, a melancia ajuda a hidratar o corpo, previne câncer e equilibra a pressão arterial! Descubra mais benefícios!