Connect with us

O que você está procurando?

Parece complicado retirar o glúten da alimentação? Mostramos que não! Confira opções de farinhas sem glúten para inserir na dieta
- Foto: Shutterstock

Farinhas sem glúten para acabar com a barriga estufada

Parece complicado retirar o glúten da alimentação? Mostramos que não! Confira opções de farinhas sem glúten para inserir na dieta

Uma dieta livre de glúten ajuda a emagrecer e, em muitos casos, dá uma forcinha para combater a barriga estufada. Isso porque o glúten é uma proteína de difícil digestão, e, além disso, é matéria-prima de produtos altamente calóricos, como pães, massas e bolos. Alguns estudos sugerem que ele dificulta o uso da gordura pelo organismo como energia, contribuindo para o acúmulo de gordura na região da cintura. Confira algumas farinhas sem glúten que podem substituir a tradicional farinha de trigo nas receitas culinárias!

Farinha de mandioca

A farinha de mandioca costuma ser encontrada fina ou em flocos e pode ser usada no preparo de bolos, bolinhos e até de farofas, sendo outra importante fonte de carboidratos que pode ser consumida cozida ou assada. “A mandioca contém boas quantidades de magnésio, fósforo, potássio e cálcio, colaborando para a formação de ossos e de dentes”, detalha a nutricionista Greice Caroline Baggio. Outros subprodutos são o polvilho doce (também conhecido como fécula de mandioca) e o polvilho azedo.

Alimentos sem glúten

Foto: Shutterstock

Farinha de arroz

É a farinha sem glúten que mais substitui a farinha de trigo nas receitas, visto que garante a mesma textura e espessamento da massa, além de ter de 4 a 5 vezes menos gorduras totais do que a farinha de trigo: apenas 0,3 gramas por porção de 100 gramas da farinha de arroz contra 1,4 gramas na mesma porção de farinha de trigo. No entanto, prefira a versão de arroz integral, que possui mais nutrientes, como fibras e vitaminas do complexo B.

Farinha de grão-de-bico

O grão-de-bico contém o aminoácido triptofano, que participa da serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer, bem-estar e confiança. Portanto, o alimento afasta ansiedade e nervosismo, além de ajudar no controle do apetite e do sono. “Estudos demonstram que níveis normais de serotonina causam saciedade precoce e redução na necessidade de consumir açúcar, o que pode auxiliar a dieta”, alega Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, de São Paulo. Como farinha, é rico em fibras, proteínas e minerais e pode ser consumida de diferentes maneiras, como no preparo de panquecas, hambúrguer, quiche, sopas e até para substituir a farinha de trigo em algumas receitas.

SAIBA MAIS

Farinha de grão-de-bico substitui a tapioca! Aprenda a fazer

5 alimentos sem glúten para quem quer perder peso

Glúten faz mal à saúde? Especialistas respondem!

Farinha de milho

“Fonte de carboidratos, o milho fornece energia, é rico em vitamina E e carotenoides, como a luteína e a zeaxantina, que protegem a saúde dos olhos”, revela a nutricionista Greice Caroline Baggio. No mercado, é possível encontrar farinha de milho amarelo e de milho branco, com sabor e textura mais suaves.

Consultoria: Karina Gouvêa, nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento, de Vitória (ES), (27) 99225-2951; Greice Caroline Baggio, nutricionista de Bento Gonçalves (RS); Natália Colombo e Fernanda Granja, nutricionistas; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular do Rio de Janeiro, RJ.

Advertisement

Estilo de vida

As donas de silhuetas invejáveis revelam suas receitas de sopas queridinhas e ainda contam sobre como fazem para focar na dieta!

Estilo de vida

Se você acha que escapar da dieta nos finais de semana é um crime, saiba que as famosas donas dos copos mais invejáveis também enfiam o pé na jaca ás vezes!

Estilo de vida

Quer comer alimentos orgânicos, mas sem gastar muito? Invista na sua própria horta de berinjela e outros legumes e passe a ter uma vida mais saudável!

Estilo de vida

Conheça algumas dicas que podem dar um empurrão e tanto para o seu rendimento na hora de estudar e se preparar para provas

Estilo de vida

Não deixe para amanhã para ir atrás das suas metas. Com uma rotina cada vez mais corrida, adiar seus planos pode não ser uma boa ideia

Estilo de vida

Por mais longo que pareça o percurso até sua meta, vale a pena se esforçar para completar seus objetivos. Veja como com 7 dicas

Estilo de vida

Chegou a hora de decidir com quem o bebê vai ficar enquanto você trabalha! Qual é a melhor opção? Chamar a babá, deixar com a vovó ou um berçário?

Estilo de vida

Ficar atolada em dívidas é um problema que, se não for tratado e resolvido, pode virar uma bola de neve. Confira dicas para resolver esse problema já