Colesterol controlado: 7 farinhas que ajudam nessa missão!

Para deixar o colesterol controlado e, de quebra, tornar o dia a dia muito mais saudável, aposte nas farinhas a seguir, que são superpráticas e saudáveis

- FOTO: Shutterstock

Para deixar o colesterol controlado e, de quebra, tornar o dia a dia muito mais saudável, aposte nas opções a seguir! Podendo ser adicionadas em iogurtes, sopas, saladas, pratos quentes e com frutas, as farinhas também são grandes aliadas de quem deseja emagrecer.

Conheça 7 opções de farinhas para manter o colesterol controlado a seguir!

banana-verde-saude-alimentacao-farinhas-funcionais

Foto: Shutterstock

Colesterol controlado com ajuda de farinhas

1- Farinha de berinjela

Graças à boa quantidade de fibras, o alimento ajuda a aumentar a sensação de saciedade e impede que o organismo absorva gorduras. “Além de fibras, esse ingrediente contém antocianina, que combate a ação dos radicais livres”, acrescenta a nutricionista Fernanda Granja.

 

2- Farinha de linhaça

Um trunfo da farinha é a presença de ômega-3, um ácido graxo que tem como função controlar as taxas de colesterol, a pressão arterial e reduzir o acúmulo de gordura abdominal.

banana-verde-saude-alimentacao-farinhas-funcionais-colesterol

Foto: Shutterstock

3- Farinha de quinoa

“A quinoa é um alimento muito completo, pois é fonte importante de proteína de alto valor biológico (combinação de aminoácidos de excelente qualidade) e possui baixa concentração de carboidrato e gordura”, afirma a nutricionista Alessandra Coelho. Devido a essas qualidades, o alimento auxilia na diminuição das taxas de colesterol.

 

4- Farinha de feijão-branco

A vantagem dessa versão está na presença de uma proteína chamada faseolamina, que inibe a absorção de cerca de 20% dos carboidratos ingeridos juntos com ela – o que colabora para a diminuição das calorias e, consequentemente, do colesterol. Outro ponto positivo da farinha é que ela não contém glúten e é rica em fibras, o que auxilia na sensação de saciedade prolongada, além do bom funcionamento intestinal.

 

5- Farinha de banana verde

Encontrada nas prateleiras de lojas de produtos naturais, a farinha da banana verde é uma opção para garantir os nutrientes da fruta. “Ela ajuda na integridade da mucosa do intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes, mantendo o metabolismo do corpo acelerado”, completa a nutricionista Eliane Petean Arena.

 

6- Farinha de maracujá

“A farinha de maracujá é rica em pectina, uma fração de fibra solúvel encontrada na parte branca da casca da fruta que possui a capacidade de reter água, formando géis viscosos que retardam o esvaziamento gástrico e melhoram o trânsito intestinal, de modo a eliminar parte da gordura e açúcares consumidos na refeição.

 

7- Farinha de arroz

Muito comum na dieta de quem possui intolerância ao glúten, a farinha de arroz pode fazer parte de vários preparos: bolos, tortas e pães são algumas opções. Ela deixa os pratos mais leves e saudáveis, o que colabora para o controle do mau colesterol.

 

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência