Aposte na farinha de uva para regular o intestino!

Conheça a seguir um pouco mais sobre a farinha de uva e aproveite tudo o que esta novidade pra lá de saudável tem a lhe proporcionar!

None
Uva: O consumo dessa fruta também auxilia o trânsito intestinal, uma vez que possui ação laxativa e diurética. Além disso, a uva também é uma importante aliada do coração, protegendo o órgão contra infartos - já que regula as taxas de colesterol no sang...

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/11/2016 às 13:28
Atualizado às 11:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Embora seja algo incomum encontrar alguém que não aprecie o sabor da uva, um dos benefícios proporcionados pelas farinhas é que, quem não gosta do sabor desses alimentos pode passar a obter as suas qualidades nutricionais sem a necessidade de ingeri-los, além da grande praticidade de transporte que esse tipo de produto oferece. Existem inúmeros tipos de farinhas: maçã, berinjela, feijão-branco, berinjela, beterraba, dentre muitos outros. Por meio de ações desintoxicantes e reguladoras, estes produtos vieram para trazer mais saúde, cada qual com as suas qualidades específicas. Conheça abaixo um pouco mais sobre a farinha de uva e aproveite tudo o que esta novidade tem a proporcionar!

uva-beneficios-saude-roxa-folhas

uva-beneficios-saude-roxa-folhas

A farinha de uva

Ela é um complemento e tanto para a saúde, podendo, inclusive, prevenir inúmeros males, por ser muito rica nutricionalmente. “A farinha de uva é fonte de flavonoides, como antocianidinas e antocianinas (responsáveis por desempenhar ações antioxidantes, por meio da eliminação dos radicais livres), especialmente resveratrol (agente que ajuda a diminuir os níveis de LDL, o colesterol ruim, e a aumentar os de HDL, o colesterol bom)”, conta a nutricionista Elaine Silva Pereira. Se ainda não bastassem todas essas ações positivas, os componentes da farinha de uva ainda fazem uma verdadeira faxina no organismo, prevenindo vários males. “Os flavonoides combatem a inflamação das artérias (melhorando a circulação sanguínea), previnem o envelhecimento precoce das células e auxiliam na prevenção de doenças”, explica Elaine.

uva-farinha-fruta-beneficios

FOTO: Istock.com/GettyImages

Intestino regulado

É muito comum ouvir informações positivas sobre as ações das fibras no organismo. Além de proporcionar saciedade, (efeito ideal para quem segue dietas emagrecedoras) elas ainda contribuem para o bom funcionamento do trânsito intestinal, evitando aquelas incômodas sensações de inchaço. “Por ser rica em fibras, a farinha de uva cria a sensação de saciedade, diminui a velocidade da absorção da glicose e ajuda a regular o intestino”, completa Elaine. Encontrada nos mais variados tipos de alimentos, as fibras são grandes amigas da saúde, trazendo para quem as consome benefícios que podem ser aproveitados a longo prazo. “As fibras são os elementos reguladores mais importantes da nossa alimentação, tanto pela riqueza e variedade em tipos, como pela diversidade de funções”, explica a nutricionista Jacqueline Dias Fernandes. Ainda segundo a nutricionista, as fibras desempenham funções muito importantes no organismo e contrinuem para a prevenção de diversos males. Confira!

1- Reduzem o risco de sofrer de prisão de ventre (constipação) e demais doenças associadas, tais como a diverticulose do cólon, o câncer do cólon e as hemorroidas;
2- Contribuem para evitar o excesso de colesterol ruim do organismo;
3- Suavizam e protegem a mucosa intestinal;
4- Melhoram, como um todo, os sintomas causados pelo diabetes.

Maneiras práticas de consumir

Pode-se consumir a farinha de uva de várias formas. Para quem tem tempo de preparar um belo copo de suco natural ou até uma deliciosa salada de frutas, polvilhar a farinha é uma ótima opção de consumo. Para quem opta pela praticidade, uma dica interessante é misturá-la em um pote de iogurte natural, o que também proporciona um sabor agradável.

Consultoria: Elaine Silva Pereira e Jacqueline Dias Fernandes, nutricionistas

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.