Farinha de grão-de-bico: uma alternativa livre de glúten para a dieta!

Utilize a farinha de grão-de-bico como uma opção sem glúten da tapioca! Leia e saiba como preparar e como inserir na dieta para obter todos os benefícios

- Foto: iStock

Já sabemos que a tapioca é ótima para quem deseja chapar a barriga. Mas, se você procura uma alternativa tão boa quanto e que não contenha glúten, pode apostar também nas panquecas feitas com a farinha de grão-de-bico! Conheça os benefícios!

Grão-de-bico

Foto: iStock.com/Getty Images

Bem-estar sempre

Além de ser uma boa fonte de proteína, nutriente importante para a formação muscular e de enzimas, o grão-de-bico também fornece zinco, magnésio, ferro e potássio. Fonte de triptofano, um aminoácido essencial que deve ser adquirido pela alimentação, atua em conjunto a outros nutrientes na produção da serotonina, um neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar e satisfação, além de auxiliar no sono. “Estudos demonstram que níveis normais de serotonina causam saciedade precoce e redução na necessidade de consumir açúcar, o que pode auxiliar na dieta”, alega Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, de São Paulo.

Mantém a fome longe

Os alimentos com alto índice glicêmico (IG), como é o caso da tapioca, são absorvidos rapidamente pelo organismo, dando uma sensação de saciedade temporária. “O IG da tapioca é 115, enquanto do grão-de-bico cozido é apenas 31. E isso quer dizer que o grão-de-bico contém mais fibras e aminoácidos, enquanto a tapioca, em sua maior parte é carboidrato, por isso eleva a glicemia mais facilmente”, explica a nutricionista clínica e esportiva Bruna Quaglio, de São Paulo. Portanto, ele é perfeito para quem quer emagrecer, já que as fibras alimentares ajudam a regular o intestino e mantêm a fome longe por mais tempo. Lembrando que, para reduzir o IG da tapioca, basta adicionar a chia!

União poderosa

Com tantos benefícios, é impossível não se apaixonar pela panqueca de grão-debico, não é mesmo? Mas lembre-se que, embora ela surpreenda pelo elevado teor de proteínas, a tapioca, que é feita com a farinha de mandioca, é boa fonte de carboidratos, portanto, as duas opções se complementam e devem fazer parte do seu cardápio!

Prepare a farinha

Além da panqueca, a farinha do grão-de-bico também pode ser consumida de diferentes maneiras, como no preparo de hambúrguer, quiche, sopas e até para substituir a tradicional farinha de trigo em algumas receitas. Para preparar, é simples: deixe o grão-de-bico de molho de 8 e 12 horas, trocando a água algumas vezes. Escorra e leve-os para assar em forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos ou até dourar, mexendo de vez em quando para não queimar. Deixe esfriar e bata no liquidificador até virar uma farinha. Passe pela peneira e volte ao forno baixo por 15 minutos para secar totalmente (mexa a cada 5 minutos com uma espátula). Espere esfriar bem e guarde em um vidro bem fechado.

Texto: Juliana Borges | Consultoria: Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, de São Paulo

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência