Connect with us

O que você está procurando?

Assim, como em outras doenças neurodegenerativas, a ciência ainda luta para descobrir uma cura para pacientes com Parkinson. Porém, enquanto essa solução definitiva não é encontrada, existem diversos meios para atenuar os sintomas do quadro, promovendo mais bem-estar ao paciente, e a família poder lidar com o Parkinson
- Foto: Shutterstock.com

Saiba como a família pode lidar com o Parkinson

Assim, como em outras doenças neurodegenerativas, a ciência ainda luta para descobrir uma cura para pacientes com Parkinson. Porém, enquanto essa solução definitiva não é encontrada, existem diversos meios para atenuar os sintomas do quadro, promovendo mais bem-estar ao paciente, e a família poder lidar com o Parkinson

O Parkinson não tem cura, mas existem diversos tratamentos disponíveis para amenizar os sintomas e o avanço da neurodegeneração. O ideal é pedir orientação médica para determinar as melhores indicações para lidar com o Parkinson. Ainda assim, o procedimento apenas se mostra efetivo com a disposição da pessoa com a patologia e, também, com o empenho e cuidado das pessoas próximas.

“A família deve entender que é uma doença crônica e que há uma evolução debilitante. É quando deve começar a incentivar o indivíduo a aderir ao tratamento. Isso porque este parkinsoniano precisa tomar o remédio de forma fracionada (às vezes, de quatro em quatro horas), e ainda há outros tipos de medicamentos no dia (como diabetes, pressão arterial, etc.) que não podem deixar de ser tomados”, explica Marcos.

Além disso, outros meios comuns para lidar com o Parkinson são a fisioterapia, a fonoaudiologia e o acompanhamento psicológico. O papel dos parentes nesses casos é de continuar o que foi feito durante as sessões, ou seja, o paciente “não pode esperar o próximo dia da fisioterapia parado, mas sempre em movimento, e este incentivo ele terá com a família presente. Caminhar juntos, dar uma volta pelo bairro e ir até uma praça são exercícios fundamentais para serem feitos diariamente”, exemplifica o médico.

Nos demais casos, os cuidadores têm a função de suporte nas atividades diárias básicas, como comer, tomar banho, escovar os dentes e outras funcionalidades do ser humano que ficam debilitadas com a doença.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevista: Camila Ramos/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha

Consultoria: Marcos Lopes, médico especializado em neurocirurgia e medicina da atividade física e do esporte na clínica Neuro Itaim

Advertisement

Estilo de vida

Especialista lista alguns passos simples para manter o pique em alta e o corpo em atividade na academia em qualquer época do ano. Confira!

Entretenimento

Sophia Abrahão está grávida? Otaviano Costa, parceiro de apresentação do Vídeo Show com a atriz, publica um tuíte com uma indireta da novidade. Será que tem mamãe nova na área ou é apenas uma brincadeira dos dois?

Entretenimento

Então, você sabe tudo desse ritmo, desde o sertanejo universitário até o de raiz? Faça o teste e mostre que você manda bem até na hora da sofrência!

Geral

Conheça sete obras literárias históricas e educacionais escritas ou organizadas por Leandro Karnal, um dos historiadores de mais destaque no cenário atual brasileiro.

Entretenimento

No Programa da Sabrina que vai ao ar nesse sábado (24), a apresentadora mostrou todos os detalhes da mansão da Anitta, localizada em um bairro nobre na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Veja as fotos!

Entretenimento

A escolha do vestido é supersignificativa para fazer o casamento dos sonhos. Que tal se inspirar nos vestidos de noiva das famosas? Veja como é o estilo das celebridades na hora de trocar alianças!

Geral

Dê uma olhadinha nos cortes de cabelos das famosas mais pedidos nos salões e use-os como inspiração na hora de escolher o seu novo visual

Entretenimento

A atriz Fê Paes Leme mudou radicalmente na tonalidade dos cabelo contando que todo começo de ano merece uma mudança. Confira como ficou!