Faça com os filhos: experiência do ovo que flutua

Siga os passos e veja como fazer a experiência do ovo que flutua para explicar como a densidade muda a forma que os objetos se comportam dentro da água

None
FOTO: Thinkstock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/08/2016 às 11:46
Atualizado às 13:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Que tal ensinar seu filho sobre alguns princípios da ciência de forma simples e divertida? Siga os passos e veja como fazer a experiência do ovo que flutua para explicar como a densidade muda a forma que os objetos se comportam dentro da água. Confira:

Aprenda a fazer a experiência

FOTO: Istock.Com/Getty Images

Material:
• 2 ovos crus
• 2 copos transparentes
• 2 colheres de sal
• Água

Experiência:
Encha os dois copos com a mesma quantidade de água e marque um deles com um pedaço de fita crepe. No copo com a fita, dissolva as duas colheres de sal. Agora, coloque um ovo em cada copo e… o que acontece? Um afunda, e o outro boia!

Como isso acontece?
No copo que tem apenas água, o ovo afunda porque é mais denso do que a água. Mas, ao acrescentar sal, o líquido do copo marcado com a fita fica mais denso que o ovo, fazendo com que ele flutue!

Se quiser, você pode fazer a experiência como mágica e ensinar seu filho. Para isso, prepare antes o copo com sal, sem que ninguém veja. Então, peça a ele que coloque o ovo dentro de um copo com água. O ovo vai afundar. Em seguida, diga que o seu ovo é mágico e será capaz de flutuar. (Essa parte fica por sua conta! Faça um teatro, peça a ele que assopre o ovo e fale palavras mágicas!) Então, coloque o ovo no outro copo (que já estará com sal) e ele vai flutuar.

Texto: Juliana Prado
Revisão: Mariana Kohlrausch

SAIBA MAIS

Faça com os filhos: chuveiro-garrafa

Faça você mesmo: tintas para brincar

Faça você mesmo: dado para brincar com seu filho

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.