Confira os principais exercícios para prevenir sarcopenia

Doença é resultado da perda muscular decorrente do envelhecimento ou de hábitos sedentários. Saiba quais são os exercícios para prevenir sarcopenia

None
Veja quais são os exercícios para prevenir sarcopenia. FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/02/2018 às 17:00
Atualizado às 11:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A sarcopenia é uma doença decorrente do envelhecimento natural do organismo, na qual o corpo começa a perder massa muscular, o que acarreta na perda de agilidade e mobilidade física. Conforme a idade avança, uma série de incômodos ligados à saúde aparecem. Esse declínio corporal pode resultar em quedas, fraturas, hospitalizações e até a morte. Sendo que, na maioria das vezes, a atenção médica recai na manutenção do bem-estar dos ossos e pouco avalia-se a doença. Além da manutenção de uma rotina saudável, os exercícios para prevenir sarcopenia também podem auxiliar para que você conquiste uma melhor qualidade de vida. Confira!

O que é?

A diminuição da massa muscular inicia-se por volta dos 40 anos devido as alterações hormonais. Tanto os homens quanto as mulheres tem esse processo intensificado no decorrer dos anos, em média de 1 a 2% ao ano. “Quanto antes o médico pedir exames específicos para esta observação, melhor para a prevenção”, frisa a fisioterapeuta Márcia Viana.

De acordo com a European Working Group on Sarcopenia in Older People, para diagnosticar a doença utiliza-se a seguinte equação:

PERDA DE MASSA MUSCULAR + REDUÇÃO DA FORÇA MUSCULAR + REDUÇÃO DA PERFORMANCE FÍSICA = SARCOPENIA

“Quando há perda em dois desses três fatores, já se tem instalado um quadro de sarcopenia”, afirma a especialista.

Como prevenir?

Manter o corpo ativo colabora para a manutenção do bem-estar. FOTO: iStock.com

Manter o corpo ativo colabora para a manutenção do bem-estar. FOTO: iStock.com

Segundo a especialista, é possível ganhar massa muscular em qualquer idade, porém o ideal é nunca perdê-la.  “Para envelhecer com saúde, o treinamento com pesos feito ao longo da vida é o mais seguro e eficiente. Ele aumenta a massa muscular e traz melhor rendimento nas atividades do dia a dia”, garante. A especialista ressalta que, por mecanismos diversos, o treino resistido controla doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade e evita a osteoporose.

Márcia diz que muitas pessoas têm medo de fazer exercícios com peso, principalmente idosos ou quem tem alguma dor ou limitação. No entanto, com acompanhamento e dentro de “Regras de Segurança”, o treino resistido é o que apresenta maior cobertura de benefícios e é recomendado como um dos exercícios para prevenir sarcopenia.

“Não se pode ter medo de atividades de carga feitas com acompanhamento de um especialista porque é a modalidade que traz melhor resultado. Basta ser feita com pesos controlados, amplitudes de movimento na limitação correta, atenção à pressão arterial e frequência cardíaca adequada à idade e condição física, questões observadas pelo profissional”, recomenda.

A massa muscular também tem relevante efeito modelador do corpo, figurando como um dos objetivos básicos para a estética corporal. “A musculação também é o mais eficiente exercício para estimular a saúde geral e o bem-estar das pessoas”, frisa. Márcia destaca, ainda, que o aumento da força muscular atenua dores causadas por processos degenerativos articulares. No entanto, o controle de dores crônicas somente ocorre quando a força muscular é elevada de forma significativa, com carga avaliada progressivamente caso a caso.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Márcia Viana, fisioterapeuta

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.