5 exercícios para fazer em casa e manter o corpo em forma

Seu lar também pode ser o ambiente ideal para se exercitar. Confira alguns exercícios para fazer em casa e conquistar uma silhueta bem definida

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/05/2017 às 08:17
Atualizado às 08:17

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Algumas pessoas simplesmente não suportam a ideia de ir à academia ou não têm dinheiro para se matricular em aulas específicas, como pilates e muay thai. Mas nenhum desses fatores precisa ser usado como desculpa para o sobrepeso, afinal de contas, quem disse que é preciso sair de casa para exercitar o corpo? Quer descobrir uma série de atividades físicas que podem ser feitas no conforto do lar e que possibilitam a queima de calorias e a redução de medidas? Então, confira essas dicas!

1. Pular corda

Apesar de parecer mais uma brincadeira de criança do que um exercício físico, essa atividade é ideal para detonar as calorias: para se ter uma ideia, em 15 minutos de atividade, você perde cerca de 180 calorias. E o melhor é que é possível pular dentro de casa e o investimento é baixo, sendo necessário ter apenas uma corda específica para o exercício e tênis com bom amortecimento. Além do emagrecimento, a corda fortalece os ossos e os membros inferiores, contribuindo com a qualidade de vida.

pular corda é um dos exercícios para fazer em casa

Pular corda pode ser uma excelente atividade física pra se praticar em casa. Foto: Shutterstock

2. Flexão de braço

Esse exercício é bastante simples de ser feito e possibilita que os membros superiores (braços, costas e peito) fiquem mais fortes. Para começar, faça 3 séries de 10 movimentos, cada com um intervalo de 2 minutos entre cada uma. O conceito das flexões é simples: os braços precisam estar alinhados com o peito e abertos em uma posição que você seja capaz de dobrar os cotovelos até 90 graus.

3. Mergulho do banco

Você tem uma cadeira ou um sofá na sua casa, não é? Esses objetos serão a base para essa atividade, que tem como foco o fortalecimento do tríceps. Para fazer, basta sentar sobre o sofá ou a cadeira, levar as pernas esticadas à frente e apoiar o calcanhar. Depois, é preciso posicionar as mãos sobre o objeto de apoio, manter a coluna ereta e direcionar o corpo ao chão, retornando à posição inicial. A repetição dos movimentos pode ocorrer em 3 séries de 15.

4. Prancha no solo

“O principal benefício da prancha é fortalecer os músculos que dão estrutura e sustentação ao tronco. Com isso, a postura melhora, consegue-se prevenir dor nas costas (se for bem executado) e fortalecer os principais músculos que chamamos de estabilizadores de coluna (aqueles que sustentam o corpo)”, explica a fisioterapeuta Cintia Zucareli Pinto Ribeiro.

O exercício é bem parecido com a flexão, mas os braços serão posicionados de outra forma no chão, contraindo a musculatura abdominal em diferentes pontos. A pessoa deve manter o rosto voltado para o solo, posicionar o tronco, o quadril e as pernas fora do chão e manter as pontas dos pés e o antebraço em contato com o solo. Para os iniciantes, 3 séries de 30 segundos com um intervalo de 1 minuto e meio entre elas são suficientes.

Agachamento para deixar o bumbum durinho

Agachamentos ajudam a conquistar o desejado bumbum durinho Foto: iStock

5. Agachamento

Para conseguir fortalecer e ativar as pernas e os glúteos, é só flexionar os joelhos, colocando os braços para frente para manter o equilíbrio. Durante o agachamento, a coluna deve estar ereta e a descida deve parar quando a perna atingir um ângulo de 45 graus. Para começar, faça 3 séries de 20 repetições, com um intervalo de 2 minutos entre elas.

Texto: Larissa Tomazini | Consultoria: Cintia Zucareli Pinto Ribeiro, fisioterapeuta

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.