Connect with us

O que você está procurando?

O cérebro é formado por tecidos nervosos que, assim como aqueles que percorrem nossos corpos, devem ser exercitados para se manterem saudáveis.
- Foto: VisualHunt.com

Exercícios para o cérebro: conheça a ginástica cerebral!

O cérebro é formado por tecidos nervosos que, assim como aqueles que percorrem nossos corpos, devem ser exercitados para se manterem saudáveis.

Você já se imaginou fazendo ginástica com sua mente? Como isso seria possível? O cérebro é formado por tecidos nervosos que, assim como aqueles que percorrem nossos corpos, devem ser exercitados para se manterem saudáveis. A ginástica cerebral passou a ser disseminada recentemente como forma de impedir que o órgão envelheça precocemente.

Por meio de exercícios que exigem raciocínio lógico e poder de associação, a neuróbica, assim como definida por Larry Katz, neurologista norte-americano e autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, pode tirar seu cérebro do automático e torná-lo mais produtivo, evitando seu atrofiamento. As ações rotineiras realizadas pelo ser humano tendem a contribuir para que o cérebro entre na zona de conforto, a qual compromete sua potência, visto que as atividades são, dificilmente, realizadas de um modo diferente daquele imposto no cotidiano.

tronco de uma mulher que está sentada em uma mesa com cadernos e um copo

Foto: VisualHunt.com

Por isso, determinar pequenos desafios a si mesmo pode ser um bom exercício, como escovar os dentes com mão oposta àquela que, geralmente, é usada. Ou então, trocar de roupa com os olhos fechados. São essas ações incomuns que se constituem como atividades essenciais ao treinamento cerebral, mantendo-o jovem na medida que são realizadas com certa frequência.

Seguindo a definição de Geomacel de Carvalho, neurotrainer pertencente ao Supera – grupo criador de um método de ginástica cerebral – , essa prática envolve “toda atividade que estimula neurônios e ativa áreas distintas do cérebro, potencializando nossa capacidade de atenção, memória e raciocínio.” O profissional ainda acrescenta que “os exercícios tiram a mente da zona de conforto, ativando regiões do cérebro que ficam adormecidas quando permanecemos na rotina. Assim, são criadas novas conexões entre os neurônios, o que desenvolve as funções cognitivas, como concentração, foco, raciocínio, memória, criatividade…”

LEIA TAMBÉM

Texto: Rafael de Toledo Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultoria: Geomacel de Carvalho, neurotrainer pertencente ao Supera

Advertisement

Estilo de vida

Segundo estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o consumo de cafeína ajuda na memória, em especial na de longo prazo

Estilo de vida

O Dia Mundial da Saúde visa conscientizar as pessoas sobre diversos assuntos. O tema de 2017 é a depressão, doença que causa prejuízos para o paciente.

Estilo de vida

Você sabia que dormir muito nem sempre é sinal de preguiça? A doença pode estar associada a medicamentos, alimentos e doenças como a narcolepsia

Estilo de vida

Afinal, tirar um cochilo pode ser prejudicial ao sono? Faz mal á saúde? Qual a relação entre cochilo e felicidade? Confira as respostas dessa pergunta!

Estilo de vida

Peixes de água fria, castanha-do-pará, arroz integral estão na lista de alimentos capazes de proteger a mente. Saiba quais são e inclua-os no seu cardápio!

Estilo de vida

Os alimentos funcionais são considerados promotores da saúde e podem estar associados à diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas

Estilo de vida

A trombose é o processo de coagulação do sangue dentro de um vaso sanguíneo ou do coração. Saiba como prevenir a doença e conheça seus sintomas.

Estilo de vida

Você sabia que existem doenças que podem surgir a partir da ansiedade? Saiba como identificar a ansiedade e como se prevenir desses problemas!