Potencialize os efeitos dos exercícios físicos com os alimentos certos!

Você se esforça mas os exercícios físicos não estão dando tanto resultado quanto você esperava? Talvez seja a hora de rever a sua alimentação!

- Foto: iStock.com/GettyImages

Para praticantes de atividades físicas, as proteínas são fundamentais, já que uma de suas principais funções é restituir as estruturas corporais, principalmente os músculos. Após a fase adulta, a musculatura do nosso organismo só cresce com a força dos exercícios físicos, provocando lesões nos músculos. Dessa forma, a ingestão de proteínas promove o fortalecimento muscular e deve ocorrer até uma 1h após a prática de atividade desportiva, como orienta a nutricionista Camila Bertho da FR Nutri.

“Após os exercícios, o nutriente auxilia na recuperação e manutenção muscular, reduz as dores pós-treino, favorece o aumento da massa muscular e a redução do percentual de gordura”, explica Camila. Confira mais dicas:

Exercícios físicos

Foto: iStock.com/Getty Images

Melhores alimentos para potencializar o efeito dos exercícios físicos

Ainda de acordo com a nutricionista, todos os alimentos ricos em proteínas são bem-vindos, principalmente os de origem animal como carnes magras, ovos, leite e queijos, considerados de alto valor biológico. Mirian Nogueira Martinez, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo, também indica, como complemento, alimentos naturais e integrais, frutas e verduras, além de evitar fritura após a prática do exercício físico.

Qual a quantidade ideal?

“Não existe um padrão, cada metabolismo gera um gasto energético que deve ser reposto através da dieta e suplementos, quando indicados. As atividades físicas variam entre si, podendo requerer mais ou menos gasto energético”, explica Mirian Martinez. A recomendação é que, uma pessoa que pratique exercícios físicos, consuma, no mínimo, 1g por 1kg do peso. Atletas de alto nível podem aumentar esta quantidade para até 3g por quilo.

Suplementos – bons aliados!

Pessoas que praticam exercícios regularmente podem encontrar nos suplementos alimentares uma alternativa para repor os nutrientes perdidos durante a prática esportiva. Mas a nutricionista Mirian Martinez alerta: “O ideal é procurar um profissional especializado para indicar o melhor cardápio e a quantidade ideal para cada atividade.

Atletas que treinam muitas horas (acima de 4 horas) ou que praticam atividades de alto impacto, têm indicação de suplementação proteica individualizada.” Os suplementos ricos em proteína podem ser apresentados em forma de barras ou em pó para ser bebido com leite, água ou sucos. Mas atenção: eles devem ser consumidos com cautela! “O uso exagerado e sem exames prévios pode ser prejudicial para o sistema renal, aumento da chance de problemas hepáticos, gota e diminuição de cálcio dos ossos. Pessoas com deficiências nestes sistemas devem consumir proteínas com moderação”, explica Mirian.

Texto: Amanda Araújo/Colaboradora | Consultoria: Camila Bertho, nutricionista da FR Nutri, Mirian Nogueira Martinez, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo 

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência