ESTILO DE VIDA

Ivete dá “bronca” em grávida durante show; Confira exercícios para grávidas

Personal trainer dá dicas para mulheres praticarem exercícios físicos durante a gravidez

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Ivete Sangalo durante show no Salvador Fest FOTO: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/09/2016 às 10:15
Atualizado às 20:57

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No domingo (18.09), a cantora Ivete Sangalo parou um show realizado em Salvador-BA para dar “bronca” em uma fã. Sempre muito autêntica, Ivete não mediu as palavras para falar com uma grávida que estava no meio da multidão: “Mulher, você está grávida, desça da ‘cacunda’ dele. Está de quantos meses?“, perguntou de cima do palco. A mulher em questão estava sentada nos ombros de um homem.

De longe, a moça apenas gesticulou fazendo o sinal de um beijo. “Você quer um beijo? Mas não adianta nada querer um beijo, se você não ficar bem. Desce da ‘cacunda’ dele?!“, pediu novamente. A moça, além da bronca, também recebeu um copo d’água: “Vou até pegar uma água pra você. Tenha juízo, mulher. Ô, bicha doida“, disse Ivete, sem perder o bom humor.

Ivete dá "bronca" em grávida durante show; Confira exercícios para grávidas

Ivete Sangalo durante show no Salvador Fest FOTO: Reprodução

Muitas mulheres se sentem bem durante a gravidez e buscam não modificar a rotina de vida no período. Para esclarecer as dúvidas das futuras mamães que querem se exercitar, conversamos com a personal trainer Fabiana Bastos.

Exercícios durante a gravidez

Ela garante que os exercícios físicos auxiliam a mulher durante a gestação, principalmente para enfrentar todas as mudanças que ocorrem no corpo feminino durante esse período: “Toda mulher poderá fazer exercícios físicos durante a gestação, desde que não seja uma gravidez de risco e seja liberado pelo seu médico. Porém, aconselha-se que as atividades sejam praticadas após o terceiro mês de gestação”, indica Fabiana.

Confira mais algumas dicas para continuar ativa na prática de atividades físicas durante a gestação:

Atividades ideais e contra-indicadas

“As atividades mais indicadas para as grávidas são exercícios de baixo impacto como hidroginástica, pilates, caminhada, bicicleta, corrida leve e dança”, diz a personal trainer.

O pilates também é ótimo, pois ajuda no fortalecimento da musculatura do períneo e dos músculos do assoalho pélvico. Essa é a região usada na hora do parto”, acrescenta. Já as atividades de muito impacto, como aulas de jump e step, devem ser evitadas.

Musculação

A musculação pode ser feita pelas futuras mamães, mas é preciso uma maior atenção e a supervisão de um profissional. “O ideal é fazer as séries com cargas mais leves para não elevar demais a pressão arterial e a frequência cardíaca”, indica Fabiana, que continua as dicas: “Exercícios que deixam a mulher muito tempo em pé ou de barriga para baixo devem ser evitados”.

A gravidez pode ser feita após a retirada dos métodos contraceptivos

FOTO: Shutterstock

Frequência

Não é necessário diminuir a frequência com que você pratica exercícios. “A mulher que já é muito ativa deverá diminuir a intensidade das atividades, pois o seu corpo está passando por várias transformações, mas não é preciso mudar a frequência com que os exercícios são feitos”, garante a personal.

Não praticava exercícios antes. Posso começar agora que estou grávida?

Para as mulheres que sempre foram sedentárias, mas querem começar a praticar exercícios na gravidez, a boa notícia é que é possível começar a fazer atividades físicas nesse período.

A gestante pode adotar uma prática regular de atividades físicas a qualquer momento, desde que a gravidez não seja de risco”, explica a especialista. “Os exercícios farão bem à mulher, pois ajudará a aliviar dores nas costas, diminuir inchaços e desconfortos, além de ajudá-la a ter um sono e uma qualidade de vida melhores”, diz Fabiana.

FONTE: Fabiana Bastos, personal trainer.

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