Responsáveis por desconfortos estéticos e físicos, são causadas por diversos fatores. Entretanto, é possível prevenir esse problema com algumas medidas. Conheça as causas e alguns exercícios contra as varizes.
por Redação Alto Astral
Publicado em 23/10/2018 às 06:00
Atualizado às 16:50
Varizes são veias arroxeadas que atingem as pernas e podem causar dor e desconforto. Essa doença ocorre porque há uma dificuldade no retorno do sangue para o coração, gerando insuficiência no bombeamento, ocasionando o problema. Um dos principais fatores para o aparecimento delas é a hereditariedade, ou seja, a chance de possuí-las, caso um parente tenha, é alta. Entenda melhor sobre o problema e descubra quais são os melhores exercícios contra as varizes.
Além da hereditariedade, possuir doenças que estão ligadas à circulação sanguínea e problemas renais e cardíacos também devem ser consideradas um sinal de alerta para o surgimento das varizes. E mais: fatores hormonais podem estar relacionados ao problema.
Outras pessoas que estão na mira das varizes são aquelas que trabalham horas sentadas ou em pé, o que impede que o sangue circule corretamente. Se suas pernas ficam inchadas ou doloridas no final do dia, esse pode ser o sinal de que você precisa se movimentar e buscar alguns exercícios contra as varizes.
Existem formas de diminuir expressivamente o risco das varizes. Um dos modos de preveni-la e de retardar o processo é praticando exercícios físicos regularmente. “A atividade física é um fator de proteção para o indivíduo sadio, pois aumenta a eficácia da panturrilha no papel do retorno venoso que bombeia o sangue para cima, facilitando o retorno ao coração”, afirma o cirurgião vascular Caio Focássio.
Os exercícios mais indicados são as atividades aeróbicas, pois ajudam o retorno venoso. Outro benefício é o aumento da tonificação muscular , que melhora a função de bombeamento de sangue da panturrilha. Confira, na galeria, quais são as atividades que evitam as varizes.
Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Caio Focássio, cirurgião vascular pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
LEIA TAMBÉM:
Leia também
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.