Pratique agora mesmo 6 exercícios para o cérebro

Conheça alguns exercícios bem simples para o cérebro, que incluem atividades que você pode começar ainda hoje e deixar sua mente turbinada!

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/09/2016 às 18:55
Atualizado às 15:10

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cada vez mais as pessoas têm consciência da importância de se fazer exercícios para o cérebro – e, por mais que não envolvam força física, em muitos casos eles se constituem em um desafio e tanto. Mas, para começar nesse processo, conversamos com especialistas que listaram algumas atividades simples, do nosso cotidiano mesmo, que ajudam nessa busca por uma mente mais turbinada e que, por tabela, nos deixem mais focados e até inteligentes para encarar nosso dia a dia. Confira!

6 exercícios para o cérebro para praticar agora mesmo

FOTO: iStock.com/Getty Images

Exercícios para o cérebro – por onde começar?

A diretora pedagógica de neuroaprendizagem Solange Jacob destaca a questão fundamental desses exercícios: tirar o seu cérebro do “piloto automático”.

“Exercícios como as neuróbicas (uma espécie de atividade aeróbica para os neurônios) visam tornar o cérebro mais ágil e flexível, no sentido de buscar novos caminhos para a realização de nossas ações cotidianas”, comenta a profissional. Essas atividades incluem desde desafios mais complexos, que nos tiram da “zona de conforto”, até pequenas e simples ações rotineiras!

Assim como as demais modalidades de ginástica para o cérebro, as neuróbicas envolvem desde exercícios básicos, que podem ser baseados em situações diárias, até os desafios mais complexos, que proporcionam situações não prováveis em nosso cotidiano. São elas:

Escovar os dentes alterando a mão dominante;

– Realizar uma contagem mental dos degraus ao subir uma escada;

Sentar-se em lugares diferentes na mesa para almoçar ou jantar;

Vestir a roupa com os olhos fechados;

– Ao ouvir uma música, concentrar-se e tentar ouvir cada instrumento separadamente;

– Durante uma refeição, tentar identificartodosos temperos envolvidos no preparo.

Para ler também:

Práticas que estimulam o cérebro e a inteligência

Cérebro: o desafio de exercitar sempre

Texto: Victor Santos

Entrevistas: Augusto Biason /Colaborador e Victor Santos

Consultorias: Solange Jacob, diretora pedagógica nacional do método Supera – ginástica para o cérebro (www.metodosupera.com.br).