Saiba quais são os exercícios mais aconselhados para artrite e artrose!

Aposte nas diferentes práticas esportivas para reduzir as dores reumáticas. Veja a seguir quais são os exercícios mais aconselhados para artrite e artrose!.

None
A natação é um dos exercícios mais aconselhados para artrite e artrose. FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/03/2017 às 13:31
Atualizado às 13:33

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muito importantes na vida de qualquer pessoa, os exercícios físicos não só contribuem para prevenção de doenças, como também para o tratamento delas. No caso da artrite e da artrose, não é diferente. Existem diversas modalidades que podem ser praticadas por quem sofre com o problema, como é o caso da natação, a hidroginástica e o pilates. Veja alguns exercícios para artrite e artrose!

veja quais são os exercícios mais aconselhados para artrite e artrose

A natação é um dos exercícios mais aconselhados para artrite e artrose. FOTO: Shutterstock

Natação

É um esporte que exerce baixíssimo impacto nas articulações e é ótimo para quem deseja aumentar o condicionamento físico. A movimentação realizada durante o nado tonifica o tronco, braços e ombros com risco mínimo de lesões. A natação proporciona aos pacientes de artrite e osteoartrite mais flexibilidade e resistência nas articulações, reduzindo as dores e garantindo todo o bem-estar proveniente da prática esportiva com a liberação de endorfina e adrenalina.

Outros pontos positivos a se destacar é que a natação ajuda na recuperação de outros desgastes musculares e corrige vícios de postura, aliviando as dores lombares e fortalecendo a região da coluna. Consultar um profissional antes de começar a prática é importante, principalmente em casos que o paciente não está familiarizado com as piscinas e deseja ganhar mais confiança, além de assegurar que a intensidade não seja muito elevada no começo.

Hidroginástica

Possui as mesmas vantagens da natação: auxilia no condicionamento físico, não possui impacto, melhora a flexibilidade do corpo e a resistência, aumentando a força muscular. Normalmente praticada por pessoas da terceira idade, a hidroginástica é indicada para todas as faixas etárias e é ótima para pacientes que sofrem com as dores da artrite e da artrose.

Ciclismo

Além de ser uma ótima forma de exercício aeróbico, pedalar também pode se tornar uma atividade muito prazerosa se feita ao ar livre. “É uma atividade que apresenta baixa sobrecarga nas articulações em comparação à corrida ou à caminhada, diminuindo, principalmente, a carga sobre a articulação dos joelhos e da coluna”, explica o ortopedista e médico do esporte Maurício Póvoa Barbosa. Outro fator benéfico é que a bicicleta pode virar um meio de locomoção rápido, eficiente e ecológico. O seu corpo agradece e o meio-ambiente também!

Caminhada

É a prática esportiva mais simples e acessível. Porém, a sua desvantagem para as doenças reumáticas é o impacto. Por isso, é importante consultar um reumatologista antes de iniciar e se certificar se é seguro começar. “A caminhada é um exercício que aumenta o condicionamento físico, estimula o sistema circulatório, acelera o metabolismo, auxilia no emagrecimento, favorece a absorção de cálcio e, se realizada até às 10 horas da manhã, facilita a aquisição de vitamina D, em razão da exposição ao sol”, salienta o educador físico Wesley Almeida.

Texto: Edgard Vicentini/Colaborador

Consultoria: Tatiana Molinas Hasegawa, reumatologistas; Maurício Póvoa Barbosa, ortopedista e médico do esporte; Wesley Almeida, educador físico

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.