Connect with us

O que você está procurando?

O excesso de peso é um fator de risco que pode gerar danos graves ao organismo. Saiba como identificar esse problema e livrar-se dele!
- Foto: Shutterstock.com

Entenda como o excesso de peso pode prejudicar seu organismo

O excesso de peso é um fator de risco que pode gerar danos graves ao organismo. Saiba como identificar esse problema e livrar-se dele!

A obesidade é considerada hoje uma epidemia mundial que pode provocar uma série de complicações físicas e psicológicas, tais como hipertensão, colesterol alto, acidente vascular cerebral, osteoporose, disfunção sexual e até depressão. De acordo com o endocrinologista Josivan Gomes Lima, de Natal (RN), o que caracteriza a obesidade como doença com necessidade de tratamento é que para ser obeso não basta ter uma alimentação errada, precisa também estar com o metabolismo alterado, hormônios e neurotransmissores desregulados, favorecendo o ganho de peso. Além de doenças, o excesso de peso traz consequências emocionais. “Baixa autoestima e depressão não são raras em pacientes obesos, além de isolamento social. Em alguns pacientes, comer de forma compulsiva pode ser o fator contribuinte da obesidade”, relata o endocrinologista. Sem contar que, se a obesidade se manifestar junto com fatores agravantes, tais como aumento de colesterol, hipertensão arterial, tabagismo, sedentarismo e histórico familiar de doenças cardiovasculares, a qualidade de vida dos obesos pode piorar ainda mais.

mulher segurando uma balança

Foto: Shutterstock.com

Como identificar o excesso de peso?

Para avaliar o excesso de peso é preciso fazer um cálculo que revela o seu Índice de Massa Corporal (IMC – veja como descobrir o seu na matéria da página 24). Para Josivan, apesar de falhar em relação a localização do excesso de peso (gordura visceral ou subcutânea), o IMC ainda é o melhor método para se avaliar a presença da obesidade.

Levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde concluiu que no Brasil:

A cada ano, cresce em 1% o número de pessoas com excesso de peso. No grupo dos obesos, o aumento é de 0,5% anual.

– Caso o país mantenha os atuais índices, daqui 13 anos deverá alcançar os níveis de sobrepeso e obesidade registrados nos Estados Unidos.

Mulheres brasileiras com menor escolaridade têm percentual mais elevado e são as maiores vítimas do problema.

O brasileiro está consumindo menos feijão, mais leite integral – com gordura – e bastante carne com gordura aparente.

O estudo aponta ainda que somente 18,2% dos brasileiros adultos consomem cinco porções diárias ou 400g de frutas e hortaliças, quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Ricos em fibras, os carboidratos fornecem energia ao corpo sem atrapalhar o emagrecimento, saiba escolher o melhor para a sua dieta!

Estilo de vida

Veja como a caminhada e a musculação agem no seu corpo e saiba como aproveitar os melhores benefícios de cada exercício para emagrecer e tonificar

Moda & Beleza

Confira algumas cores do batom líquido que só sai com removedor próprio. A marca americana vem conquistando as redes sociais.

Estilo de vida

Se você está sempre envolvida em uma rotina frenética, separar um momento para meditar pode trazer muitos benefícios à sua saúde

Estilo de vida

Brócolis com tomate, salada de frutas e gérmen de trigo... Essas e outras duplas dinâmicas garantem uma silhueta fininha e saúde protegida!

Estilo de vida

Descubra quais alimentos das saladas são mais indicados para a sua idade e dê adeus aos males que atrapalham a nossa vida: TPM, ansiedade e menopausa

Estilo de vida

Conheça a dieta dos 3 dias, um plano alimentar que reduz a quantidade de calorias consumidas, obrigando o organismo a queimar os indesejados pneuzinhos!

Estilo de vida

Com baixo índice glicêmico e cheio de vitaminas, açúcar de coco é um excelente substituto para quem busca saúde e boa forma!