Connect with us

O que você está procurando?

Psicóloga alerta que o excesso de autocobrança pode resultar em cansaço, insônia, e outros problemas! O cuidado com a saúde, mental e física, nos dias atuais é fundamental, principalmente em relação as mulheres.
- Na modernidade, a mulher se tornou multitarefas, e isso pode acarretar em sérios problemas! FOTO: Shutterstock.com

Quais os efeito do excesso de autocobrança na era das mulheres multitarefas?

Psicóloga alerta que o excesso de autocobrança pode resultar em cansaço, insônia, e outros problemas! O cuidado com a saúde, mental e física, nos dias atuais é fundamental, principalmente em relação as mulheres.

Uma agenda cheia, muitas cobranças. A mulher assumiu na modernidade o posto de multitarefas, no qual ela precisa fazer tudo ao mesmo tempo. E não é somente gerenciando a vida pessoal e familiar, com seus inúmeros afazeres, mas o mercado de trabalho também tem se voltado para profissionais que executam várias atividades simultaneamente. Mas até que ponto o excesso de autocobrança pode ser saudável?

Segundo a psicóloga Lia Clertot, o acúmulo de atividades que a mulher tem hoje pode ser prejudicial a partir do momento em que há um excesso de autocobrança. “No campo profissional, a alta competitividade do mercado faz com que ela precise se superar o tempo inteiro, seja a melhor. Já na vida pessoal, amorosa e familiar, pode haver o sentimento de culpa por não ter tanto tempo disponível como gostaria”, explica.

Antigamente x tempos atuais

Excesso de autocobrança: a mulher exige demais de si mesma em todas as atividades

Cuidar dos filhos, da casa e trabalhar são algumas das atividades que as mulheres acumulam. FOTO: Shutterstock.com

Antigamente, esperava-se que a mulher fosse boa mãe e esposa. Hoje, a normatividade social exige que ela estude, construa uma carreira de destaque, case-se e tenha filhos. Por outro lado, esses valores da mulher “super heroína” foi tão enraizado que ela se sente na obrigação de ser multitarefas. “O que precisamos explicar para as pessoas é que é possível conciliar tudo sem a ditadura da excelência. Ninguém consegue abraçar o mundo!”, alerta a psicóloga.


Um estudo da Bar-Ilan University, em Israel, em parceria com a Michigan StateUniversity, nos Estados Unidos, mostrou que as mulheres chegam a trabalhar até 10 horas a mais que os homens em tarefas simultâneas.


E a saúde, como fica?

Ainda segundo Lia, outra questão importante são os problemas para a saúde física e mental. As pessoas multitarefas, frequentemente, sofrem de déficit cognitivo, ou seja, têm menor capacidade de selecionar informações irrelevantes e prestar atenção, tendo um pior gerenciamento de memória.

Acaba faltando foco neste padrão de vida. Além disso, ela conta que a pressão pessoal tende a aumentar consideravelmente, o que pode levar à estafa física, stress, insônia, surgimento de doenças psicossomáticas e transtornos psicológicos.

Excesso de autocobrança causa desde stress até insônia

Uma das consequências do excesso de autocobrança é a insônia! FOTO: Shutterstock.com

Com tudo isso vem a blindagem. O nível de exigência cresce ao ponto delas não aceitarem ajuda com receio das atividades não serem tão bem executadas.

“Acontece muito de o companheiro querer ajudar ou desistir de tomar iniciativa porque ela acredita que ninguém pode cuidar do filho ou da casa tão bem como ela. Ou ainda, que essa é sua obrigação exclusiva. Com os afazeres domésticos, pode não delegar ajuda aos filhos ou, quando o faz, corrige tudo porque não ficou como gostaria”, ressalta a especialista. Para a psicóloga, enquanto a mulher não permitir o suporte daqueles que a rodeiam, ela continuará acumulando responsabilidades.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Lia Clertot, psicóloga

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Tomar conhecimento dos benefícios da musculação pode fazer você enxergar os treinos com outros olhos e se dedicar a eles de outra forma. Confira!

Estilo de vida

O principal benefício dos polivitamínicos é que eles fornecem rapidamente as doses dos nutrientes que estão em falta no organismo, ajudando a melhorar o funcionamento do corpo e a fortalecer a saúde, principalmente quando há deficiência nutricional. Saiba mais sobre esse suplemento!

Estilo de vida

Adotar hábitos saudáveis é um caminho para controlar o colesterol. Selecionamos sucos saborosos e nutritivos que ajudarão nessa tarefa! Veja receitas de sucos contra colesterol e combata esse problema

Estilo de vida

O dia em que eles irão deixar o ‘ninho’ e se aventurar no mundo irá chegar, mais cedo ou mais tarde, em todas as famílias. Descubra como lidar com a partida dos filhos!

Estilo de vida

Com a chegada das estações frias, doenças respiratórias começam a se destacar; se não tratadas, podem evoluir para casos graves! Confira a seguir tudo sobre sintomas e prevenção da bronquiolite!

Estilo de vida

Na hora de fazer qualquer prato é fundamental saber escolher os alimentos que irão torná-la uma fonte de saúde. Por isso, fazer uma sopa saudável não é só misturar o que tiver na geladeira! Confira que tipos de ingredientes usar no preparo!

Estilo de vida

É possível afastar diversas doenças realizando os principais exames ginecológicos indicados pelos médicos. Descubra quais são e protege sua saúde!

Estilo de vida

Conheça três formas para tratar o TOC e afastar os incômodos decorrentes desse problema. Com isso, é possível conquistar maior qualidade de vida!