Conheça os perigos do consumo excessivo de cafeína

O café pode ser uma paixão natural, mas a ingestão exagerada de cafeína pode causar complicações cardíacas e até mesmo levar à morte

None
Consumir cafeína em excesso pode ser prejudicial para a saúde. Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/05/2017 às 17:00
Atualizado às 17:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quase um símbolo brasileiro, o nosso cafezinho preto é adorado. Seja no café da manhã, depois do almoço ou no meio da tarde, (quase) ninguém rejeita uma dose da bebida. Mas você sabe os perigos de consumir cafeína em excesso? Se consumida em grandes quantidades, a substância pode desencadear sintomas desagradáveis como elevação dos batimentos cardíacos, impaciência e dores de cabeça.

“Há estudiosos que garantem que ele traz benefícios para a saúde, auxiliando no aumento da atenção e foco das pessoas. No entanto, de acordo com a dosagem, ele pode desencadear alguns problemas, entre eles: distúrbios gastrointestinais, insônia e também problemas cardiovasculares”, contra a nutricionista Gisele Venturoso.

O exagero da ingestão de cafeína pode causar intoxicação, com sintomas como vômitos, diarreia e letargia, que é a diminuição das atividades intelectuais e sensação de desorientação.  “O consumo diário de, no máximo, três xícaras de café seria o ideal para adultos saudáveis. Para aproveitar os benefícios da bebida o ideal é que seja sem açúcar ou adoçante”, comenta a especialista.

Dentre os principais sintomas da intoxicação de cafeína estão o vômito e diarreia.

Dentre os principais sintomas da intoxicação de cafeína estão o vômito e diarreia. FOTO: iStock

Caso fatal

Os casos de morte causados pela grande quantidade de ingestão de cafeína são raros, mas acontecem. Como é o caso do adolescente de 16 anos, Davis Allen Crepe, que morreu após ingerir rapidamente três bebidas com alto teor de cafeína. O incidente aconteceu no estado da Carolina do Sul nos Estados Unidos. Crepe sofreu uma arritmia cardíaca e morreu na escola onde estudava uma hora após desmaiar. Ele não apresentava nenhum problema cardíaco ou quadro de obesidade mórbida (principal causa de problemas cardiovasculares).

Bebidas cafeinadas

Que o café contém cafeína nós já sabemos, mas quais as outras bebidas que também apresentam a substância? Veja algumas das principais:

  • Chá
  • Refrigerantes
  • Energéticos
  • Achocolatados

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Gisele Venturoso, nutricionista.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.