Conheça os exames mais importantes para fazer entre os 20 e 30 anos

Conheça os exames preventivos e de diagnóstico que devem ser feitos entre os 20 e 30 anos para proteger sua saúde a curto e longo prazo

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/05/2020 às 14:29
Atualizado às 14:36

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com a correria do dia a dia, algumas rotinas importantes são deixadas de lado, desde o sono regular até a falta de exercícios físicos. Outro exemplo, são as visitas ao médico, e o check-up com exames preventivos, que devem ser realizados periodicamente.

Embora muitas pessoas acreditem que certos procedimentos e avaliações sejam necessários apenas após certa idade, diversas são as análises que devem ser cumpridos em qualquer época da vida, em intervalos regulares.

Apesar de, popularmente, as mulheres investirem mais cuidados na saúde e no bem-estar do que os homens, existem muitos cuidados e diagnósticos para ambos, que apresentam resultados precisos para prevenção e promoção da saúde.

Exames gerais

O check-up clínico é importante para prevenção de doenças, antes mesmo de haver sintomas que possam indicar uma enfermidade. Para realizar exames preventivos, é preciso conversar com seu médico e verificar quais os tipos de procedimentos para sua idade, levando em consideração seu estado de saúde e histórico familiar.

  • Hemograma completo

Este exame avalia a quantidade, funcionamento e volume das células presentes no sangue, além de indicar doenças e verificar o funcionamento dos órgãos como rins, fígado e coração.

  • Glicemia

Este exame é realizado em jejum, para verificação da dosagem de glicose no sangue que poderá indicar diabetes ou o estágio precoce da doença.

  • Colesterol

Avalia as taxas de HDL, LDL, VLDL na corrente sanguínea, verificando o risco de problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC.

  • Exames de urina e fezes

Indicam alterações no funcionamento dos rins, além de indicar a presença de bactérias presentes no organismo.

  • Exames cardiológicos

Quando criança e adolescente visitamos ao pediatra, já entrando na idade dos 20 anos é recomendado um cardiologista, para avaliar sua saúde num geral, ele exige os exames que já vimos acima e outros exames que veremos agora.

  • Teste ergométrico

Teste de esforço, indicado para prevenir doenças cardíacas, como hipertensão, arritmia, entre outras. É recomendado a realização anual para pacientes com idade dos 30 anos adiante.

  • Eletrocardiograma

Neste tipo de exame é registrado a frequência de batimento cardíaco em repouso ou em atividade, sendo capaz de indicar problemas do coração.

  • Dermatologia

O cuidado com a pele normalmente é feito com mais atenção pelas mulheres, apesar de hoje homens ter também esse cuidado. Os jovens que adoram se expor ao sol e ainda sem proteção, é recomendado de o quanto antes fazer um check-up em manchas e sinais da pele para que problemas não se agravem, se tornando um câncer de pele.

O exame dermatológico geral é feito a partir de uma anamnese e exame físico realizado pela dermatologista. Podendo indicar alergias e doenças de pele, não apenas o câncer, mas sim outras doenças de pele e acredite são muitas!

Exames preventivos específicos para mulheres

Para as mulheres é importante também regularmente frequentar, pelo menos uma vez ao ano o ginecologista. Existem clínicas específicas nessa modalidade, como a clínica ginecologia Fernando Guastella, especializado na realização de exames preventivos e de diagnóstico de doenças do aparelho reprodutor.

É preciso dar atenção ao aparelho reprodutor e as mamas, pois com as queixas e com os exames é possível apontar as anomalias e fazer algum diagnostico mais preciso, tratando das doenças.

  • Exame Pélvico e Exame das Mamas

O exame pélvico verifica-se a presença de corrimento, sangramento e infecções no colo do útero. Já o exame de toque analisa a presença de nódulos e manchas nas mamas e das axilas. A mamografia também é um exame importante, sendo periódico para mulheres com mais de 40 anos, porém, as meninas com histórico de câncer na família, esse exame começa-se ser feito pelos 20 e poucos anos com frequências menores.

  • Exame Papanicolau

Deve ser realizado por mulheres que já possui vida sexual, sendo capaz de detectar doenças sexualmente transmissíveis, lesões pré-cancerígenas e o próprio câncer de colo do útero.

  • Ultrassom Transvaginal

Utilizado em mulheres que sofrem de endometriose. Doença conhecida por ser silenciosa, pois muitas mulheres sofrem com dores do tipo fortes cólicas, mas que acaba sendo mascarada por achar ser uma cólica forte menstrual. A endometriose é uma doença séria, pode acarretar por péssimas consequências, se não diagnosticada com antecedência.

Para aquelas que desejam engravidar um dia, podem não conseguir caso o estágio da doença seja muita avançado, à casos críticos de remoção de órgãos internos se não tratada a doença. Com o devido cuidado, visitando ao ginecologista, é realizado o diagnóstico com ultrassom transvaginal, esse exame detecta essa doença e verifica o estágio que se encontra.

Exames preventivos específicos para homens

Assim como as mulheres, os homens também precisam cuidar de sua saúde, principalmente ficar atentos aos exames relacionados ao seu aparelho reprodutor.

  • Exame de próstata

Os homens com mais 40 anos precisam realizar o exame de próstata frequentemente, mas para os de idade inferior, este procedimento também pode ser solicitado caso haja dúvidas ou histórico familiar. Apesar de desconfortável, esse exame é de extrema importância, pois quando detectado o câncer de próstata no inicial existe mais chances de cura.

  • Exame para câncer de testículo

O câncer de testículo é bem comum em homens de idade reprodutiva entre 16 a 50 anos, e para o diagnóstico é preciso passar por uma avaliação pelo médico urologista. Essa avaliação envolve: exame físico com toque, ultrassonografia e biópsia em caso de nódulos detectáveis. Esses são alguns exames importantes que devem ser realizados entre os 20 e 30 anos, para manter a saúde em dia. Fico por dentro de mais novidades aqui no site.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.