Exames de raios-X e de imagem são seguros em crianças

As crianças podem fazer todos os exames de imagem que os adultos fazem. Não existe nenhuma restrição a algum exame radiológico específico.

None
FOTO: Glow Stock

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/11/2016 às 12:29
Atualizado às 11:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As crianças podem fazer todos os exames de imagem que os adultos fazem. Não existe nenhuma restrição a algum exame radiológico específico. Desde uma radiografia simples até exames mais complexos como tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas, tudo depende da indicação clínica e disponibilidade do exame no serviço a ser utilizado pelo paciente pediátrico.

homem-medico-exame-raio-x

FOTO: Shutterstock

“Exames de imagem trazem inúmeros benefícios para pacientes pediátricos (e mesmo adultos). Portanto, quando bem indicados, suplantam em muito os eventuais prejuízos que possam trazer, como a emissão de radiação que tem uma possibilidade eventual muito pequena de proporcionar o desenvolvimento de câncer”, afirma o membro da Aliança Latin Safe e coordenador do curso na Jornada Paulista de Radiologia, Hilton Muniz Leão Filho.

Cuidados necessários

O especialista explica que existe o cuidado com a dose de radiação em exames de tomografia computadorizada e que se deve ter em mente que todos os pacientes, independentemente da idade, devem receber a menor dose de radiação necessária para que o diagnóstico seja preciso.

O objetivo principal do exame é o diagnóstico, devendo ser utilizada uma dose de radiação adequada para o mesmo: não maior, nem menor. “Porém, exames com pacientes pediátricos necessitam de um cuidado especial, para que o aparelho seja bem calibrado, de modo que a dose seja bem ajustada. Esses cuidados estão relacionados à maior susceptibilidade destes pacientes aos efeitos da radiação ionizante em relação a adultos, sendo que o exame deve ser bem direcionado”, explica Hilton.

mulher-medica-hospital-computadores-exames-imagem

FOTO: Glow Stock

A discussão sobre a indicação de exames radiológicos em pacientes pediátricos é de extrema importância. Porém, não deveria ficar restrita a uma determinada faixa etária, uma vez que todo o paciente deveria receber o melhor exame para a suspeita clínica. De qualquer forma, esta discussão é mais relevante e necessária neste grupo de pacientes.

Fonte Sociedade Paulistade Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR)

Consultoria Hilton Muniz Leão Filho, membro da Aliança Latin Safe e coordenador do curso na Jornada Paulista de Radiologia

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.