Connect with us

O que você está procurando?

As crianças podem fazer todos os exames de imagem que os adultos fazem. Não existe nenhuma restrição a algum exame radiológico específico.
- FOTO: Glow Stock

Exames de raios-X e de imagem são seguros em crianças

As crianças podem fazer todos os exames de imagem que os adultos fazem. Não existe nenhuma restrição a algum exame radiológico específico.

As crianças podem fazer todos os exames de imagem que os adultos fazem. Não existe nenhuma restrição a algum exame radiológico específico. Desde uma radiografia simples até exames mais complexos como tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas, tudo depende da indicação clínica e disponibilidade do exame no serviço a ser utilizado pelo paciente pediátrico.

 

homem-medico-exame-raio-x

FOTO: Shutterstock

 

“Exames de imagem trazem inúmeros benefícios para pacientes pediátricos (e mesmo adultos). Portanto, quando bem indicados, suplantam em muito os eventuais prejuízos que possam trazer, como a emissão de radiação que tem uma possibilidade eventual muito pequena de proporcionar o desenvolvimento de câncer”, afirma o membro da Aliança Latin Safe e coordenador do curso na Jornada Paulista de Radiologia, Hilton Muniz Leão Filho.

Cuidados necessários

O especialista explica que existe o cuidado com a dose de radiação em exames de tomografia computadorizada e que se deve ter em mente que todos os pacientes, independentemente da idade, devem receber a menor dose de radiação necessária para que o diagnóstico seja preciso.

O objetivo principal do exame é o diagnóstico, devendo ser utilizada uma dose de radiação adequada para o mesmo: não maior, nem menor. “Porém, exames com pacientes pediátricos necessitam de um cuidado especial, para que o aparelho seja bem calibrado, de modo que a dose seja bem ajustada. Esses cuidados estão relacionados à maior susceptibilidade destes pacientes aos efeitos da radiação ionizante em relação a adultos, sendo que o exame deve ser bem direcionado”, explica Hilton.

 

mulher-medica-hospital-computadores-exames-imagem

FOTO: Glow Stock

 

A discussão sobre a indicação de exames radiológicos em pacientes pediátricos é de extrema importância. Porém, não deveria ficar restrita a uma determinada faixa etária, uma vez que todo o paciente deveria receber o melhor exame para a suspeita clínica. De qualquer forma, esta discussão é mais relevante e necessária neste grupo de pacientes.

 

Fonte Sociedade Paulistade Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR)

Consultoria Hilton Muniz Leão Filho, membro da Aliança Latin Safe e coordenador do curso na Jornada Paulista de Radiologia

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

A micose é um tipo de infecção causada por fungos que atingem tanto a pele quanto as unhas e os cabelos. Saiba mais sobre ela como se livrar do problema!

Estilo de vida

País possui grande número de pessoas depressivas. Regiões apresentam as maiores taxas de incidência entre os brasileiros, com 12,6% e 8,4%, respectivamente

Estilo de vida

Fique por dentro dos benefícios que o consumo da berinjela pode trazer para seu treinamento! São inúmeras as melhorias ao incluir esse legume no cardápio

Estilo de vida

Veja quais são os tipos de depressão: melancolia, psicótica, catatônica, distimia, atípica, sazonal, transtorno depressivo maior e transtorno bipolar

Estilo de vida

A batata-doce tem muitos nutrientes e muitas vantagens e, por isso, não deve ficar de fora da sua alimentação. Confira seus benefícios!

Estilo de vida

Muitas frutas que emagrecem possuem propriedades curativas que combatem os problemas cardiovasculares, como é o caso da manga e da uva vermelha

Estilo de vida

Ter uma estratégia alimentar é a melhor opção para quem perceber os resultados do treino e ter uma vida mais saudável. Confira

Estilo de vida

Confira um cardápio sugerido pela nutricionista Renata Buzzini, que conta com a quantidade certa de fibras distribuídas ao longo das refeições!