Connect with us

O que você está procurando?

Especialista ensina como perder peso equilibrando a acidez do organismo. Acredite, ao harmonizar sua alimentação, você nunca mais vai engordar!
- Foto: Shutterstock.com

Evite o vaivém dos ponteiros da balança equilibrando a acidez do organismo

Especialista ensina como perder peso equilibrando a acidez do organismo. Acredite, ao harmonizar sua alimentação, você nunca mais vai engordar!

Para perder peso e não engordar novamente, só existe uma maneira: adotar hábitos alimentares saudáveis. Mas não basta consumir um monte de verduras, legumes e frutas. É preciso saber equilibrar essas delícias com outros alimentos ingeridos ao longo do dia. Descubra como equilibrar a acidez do organismo e manter seu organismo em harmonia para secar medidas rapidinho, com muita saúde e sem passar fome.

Mulher comendo salada de frutas

Foto: Shutterstock.com

Por trás da dieta

Para entender como é possível emagrecer equilibrando a alimentação, você precisa saber o que é pH e como ele age no nosso corpo. O termo indica o nível de acidez do organismo, que pode estar ácido ou alcalino. “O pH 7,0 é neutro. Os valores acima disso caracterizam um pH alcalino. Já os índices inferiores a esse número indicam um pH ácido. Nosso sangue é ligeiramente alcalino, e a mínima acidificação, causada por uma alimentação errada, altera o funcionamento do corpo, dificultando a perda de peso e causando desequilíbrios, que podem resultar em diversas doenças”, esclarece Elaine Pádua, nutricionista de São Paulo (SP). Isso acontece porque as células do nosso organismo precisam receber oxigênio e nutrientes do sangue para trabalhar de forma eficiente, eliminando as toxinas do corpo. Mas essa desintoxicação só é possível se o organismo estiver mais alcalino do que ácido. “Quando balanceamos o que comemos, acontece a limpeza do nosso corpo, a renovação constante das células e uma melhor digestão. Dessa forma, o metabolismo (queima de calorias) fica mais acelerado e a perda de peso acontece de maneira natural”, completa a nutricionista. O acúmulo de toxinas é, hoje em dia, um dos maiores responsáveis pelo excesso de peso e pela falta de qualidade de vida.

Alcalinos X Ácidos

Antes de explicar a diferença entre eles, é preciso esclarecer que o sabor do alimento não tem relação com as suas propriedades. Por exemplo, o limão, embora seja azedinho, é alcalino. Isso também acontece com o leite que, mesmo tendo um sabor suave, produz resíduos ácidos em nosso organismo. O que ocorre, na verdade, é que o pH produzido pelos alimentos tem ligação direta com os seus componentes. Os alcalinos são compostos por minerais como magnésio, sódio, potássio, cálcio, manganês e ferro. Já os ácidos, possuem cloreto, iodo, fósforo e enxofre. “Os alimentos ricos em proteínas, como os de origem animal, possuem enxofre e fósforo, formando resíduos ácidos. Já as frutas e as hortaliças, por exemplo, são fontes de sódio, potássio e magnésio”, ressalta Elaine.

Corpo em dia

Perder peso e cuidar da saúde são os principais objetivos do controle da acidez do organismo. Para isso, o seu cardápio diário deve ser balanceado com os dois grupos de alimentos: ácidos e alcalinos. Quando ingerimos um alimento ácido, precisamos compensar o organismo com quatro alcalinos. Isso porque o equilíbrio do corpo acontece na seguinte proporção: 40% de alimentos ácidos e 60% de alcalinos nas refeições. “Os alimentos ácidos fazem com que a digestão seja incompleta, formando uma quantidade excessiva de resíduos no corpo. Muitas vezes, quando eliminamos urina, fezes e suor, perdemos mais propriedades alcalinas. Por isso, é necessário ingerir mais alimentos alcalinos do que ácidos”, reforça Elaine Pádua. Equilibrando a acidez do organismo, a perda de peso acontece de forma natural e varia de pessoa para pessoa. Em geral, ocorre um emagrecimento de 2kg a 6kg por mês quando os alimentos são balanceados no dia a dia. Comendo da maneira certa, você irá desintoxicar seu corpo, combater a retenção de líquido e eliminar as gordurinhas que estão sobrando.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Elaine Pádua, nutricionista do Ambulatório de Saúde de Adolescentes do Hospital das Clínicas e do Ambulatório de Gestantes Adolescentes da Unifesp, diretora da Clínica DNA Nutri, de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Precisando perder peso? Comece a comparar as calorias dos alimentos e escolha o que apresenta mais valor nutricional para você e sua dieta!

Estilo de vida

Confira os sucos das famosas que levam couve e gengibre, duas excelentes alternativas para quem deseja perder peso e reduzir medidas.

Moda & Beleza

Ideal para quem tem olhos pequenos, a make dourada e preta ilumina o olhar e ainda deixa o visual poderoso. Aprenda passo a passo como fazer uma!

Moda & Beleza

Está com dificuldade para acertar no olho preto esfumado? Veja o passo a passo feito em Kamila, uma das vencedoras do Prêmio Malu Super Mulher!

Estilo de vida

Entenda como agem o sódio, as toxinas e as gorduras no organismo e como eles podem empatar a dieta e prejudicar sua saúde!

Estilo de vida

A conexão entre a cadela Nora e o bebê Archie é incrível! Confira uma galeria com as fotos que a mãe do bebê compartilha no Instagram e se apaixone

Estilo de vida

Quer investir na venda de lembrancinhas de festas e ser seu próprio chefe? Veja aqui 10 dicas para conseguir isso e como desenvolver um plano de negócios!

Estilo de vida

É preciso incentivar a garotada a se alimentar bem e de forma balanceada. Saiba quais são os 5 alimentos que você não deve colocar na lancheira