ESTILO DE VIDA

Evite a tensão pré-nupcial

Entenda o que é e saiba como diminuir a tensão pré-nupcial!

None
FOTO: Thiago Prado Neri, Rede Globo

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/09/2016 às 13:09
Atualizado às 15:19

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As causas que levam à ansiedade antes do casamento são diversas. Tem a expectativa em relação à nova vida, à organização da festa, se o vestido vai “entrar”, enfim, tudo pode ser motivo de estresse. “Isso tudo somado, principalmente, a um sentimento de alegria por estar se casando, mas por outro lado de tristeza por estar saindo da casa dos pais ou deixando a vida de solteira, pode gerar ainda mais angústia”, afirma a psicanalista.

Mulher, loira, noiva, triste, decepcionada, chorando

FOTO: Thiago Prado Neri, Rede Globo

E o noivo?

Para os homens, em geral, a preocupação maior é com o dinheiro. Eles ficam ansiosos porque temem não ter condições de manter a nova família e as contas assumidas para a realização da festa e da montagem da casa nova, e tentam administrar os conflitos que surgem entre as famílias”, descreve. Essa situação pode levar a sintomas físicos que só aparecem no altar, no ápice do nervosismo, como as tremedeiras, sudorese intensa e até desmaios.

Procure ajuda

Os conflitos quase sempre estão presentes e são normais. Porém, se estiverem atrapalhando a sua rotina, é necessário que não só você, mas o seu noivo também busque auxílio para que enfrentem essa fase com mais tranqüilidade. “Essa mistura de sensações é a principal causa dos grandes ataques de ansiedade, por isso, se estiverem além do limite, é importante procurar ajuda profissional”, indica Cristiane.

VEJA TAMBÉM:

Você sabe por que as noivas entram com um buquê no casamento?

10 dicas para economizar na festa de casamento

Como manter a harmonia no casamento

Mantenha a calma

De acordo com a psicanalista, se você não tomar cuidado, o que poderia ser um conto de fadas pode virar pesadelo. “Quem nunca ouviu histórias de pessoas que se separaram às vésperas da cerimônia ou pouco tempo depois? O estresse pré-casamento pode ter efeitos irreparáveis”, alerta. Isso porque o casal começa a se desentender por tudo e por nada, e o que poderia ser resolvido com uma pequena conversa torna-se motivo para uma verdadeira e tensa discussão. “Por isso, prestar atenção nas atitudes que você toma nesse período é fundamental. Se você disse ‘sim’ ao pedido, provavelmente existe muito amor e não vale a pena destruir isso transformando pequenas conversas em brigas”, finaliza.