Eucalipto ajuda a combater diversos problemas de saúde

O eucalipto tem diversas propriedades terapêuticas, capazes de estimular o funcionamento da memória e concentração e combater fadiga física e mental

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/11/2016 às 13:52
Atualizado às 11:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Embora o aroma típico de saunas não agrade a todas as pessoas, o eucalipto (Eucalyptus globulus) tem diversas propriedades terapêuticas, capazes de estimular o funcionamento da memória e concentração, combater fadiga física e mental e aliviar gripes, resfriados, tosse com muco e febre. O chá feito com folhas de eucalipto também alivia dores de reumatismo, auxilia no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, melhora a digestão e a circulação sanguínea.

eucalipto

FOTO: Shutterstock

Cicatrizante e anti-inflamatório

De acordo com a nutricionista e fitoterapeuta do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM), Aurea Astulla, o uso de chá de eucalipto em compressas é excelente cicatrizante de feridas e alivia contusões e inflamações na pele, já que a planta possui ação anti-inflamatória e antimicrobiana. Por fim, graças à ação antisséptica, o eucalipto combate amidalite e problemas no aparelho urinário, como cistite, uretrite e infecções urinárias. O chá da planta pode ser tomado, utilizado em compressas e cataplasmas (basta umedecer uma gaze ou algodão no chá) ou em banhos (10 folhas frescas de eucalipto para cada litro de água).

Indicado para: fadiga mental e física,  gripe e resfriado, tosse com muco, febre, bronquite, sinusite, rinite, reumatismo, infecção urinária, amidalite, cicatrizar feridas, indigestão, melhorar a circulação sanguínea, estimular a memória e a concentração.

Contraindicações: gestantes, lactantes, crianças menores de 6 anos e pessoas com úlcera ou gastrite não devem consumir.

Para aliviar bronquite, rinite e sinusite

Ingredientes: 1 xícara (chá) de água, 2 folhas frescas de eucalipto, 1 folha fresca de guaco.

Modo de preparo: em uma panela, ferva a água por 10 minutos. Desligue o fogo, acrescente o eucalipto e o guaco, tampe e deixe abafado até amornar. Coe, adoce com mel a gosto e beba em seguida.

Redação Alto Astral

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.