Estresse sob controle: 5 dicas para relaxar a mente e o corpo

O estresse pode ser consequência da rotina corrida, de complicações no trabalho, do excesso de compromissos... Saiba como combatê-lo e ganhe bem-estar!

None
O estresse atrapalha as atividades do dia a dia e, por isso, precisa ser combatido. Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/05/2017 às 09:34
Atualizado às 13:45

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Como você faz para relaxar? Essa pergunta pode ter as mais diversas respostas, de acordo com o estilo da pessoa e preferências pessoais. Uma prova disso é a variedade de opções para alcançar a paz interior ou simplesmente exorcizar o peso daquela sensação ruim. Confira várias dicas para reverter o processo e, com isso, afastar o estresse e a ansiedade!

A seu favor

O estresse positivo é aquele que faz com que uma pessoa busque a qualidade máxima de seu desempenho, e que lhe dá sensação de fluidez, fazendo com que se sinta pronta para encarar determinada circunstância, e traz a sensação de realização, quando a situação difícil é superada. Portanto, certo desgaste emocional é útil, e faz parte, inclusive, como princípio evolutivo de adaptação natural e instinto de sobrevivência.

Passando do limite

Agora, quando o estresse é um estado emocional constante e intenso, torna-se digno de atenção – e tratamento. Isso porque a busca por equilíbrio diante dos fatores de tensão afeta o organismo como um todo. “Quando a pessoa percebe uma ameça ou perigo, seu corpo entra imediatamente em ‘estado de alerta’ e se prepara para agir: ou luta ou foge do perigo. Para isso, é utilizada uma energia chamada de adaptativa, que é limitada em cada pessoa. Com o desequilíbrio crônico e a utilização intensa dessa energia o resultado é um desgaste físico e/ou emocional, que acarreta em diversas complicações”, explica a psicóloga Marilda Novaes Lipp.

Consultoria Marilda Novaes Lipp, psicóloga

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.