Connect with us

O que você está procurando?

Em uma situação de contínuo estresse, o corpo se prepara para entrar em fuga ou luta. Aprenda a identificar os sinais de que o organismo não está nada bem.
- Imagem: Shutterstock Images

Como o corpo reage a situações de estresse?

Em uma situação de contínuo estresse, o corpo se prepara para entrar em fuga ou luta. Aprenda a identificar os sinais de que o organismo não está nada bem.

A sensação é que você está prestes a explodir. O cérebro já não trabalha da mesma forma e seu corpo começa a agir de uma forma estranha. Seria uma ataque cardíaco? Um acesso de raiva? Estaria perdendo a sanidade? Ou apenas um reflexo do estresse?

Uma crise de estresse é o sinal de que o nível tolerado pelo organismo já passou da conta. É uma forma de ele dizer que algo não está nada bem. “Durante uma crise, o corpo e o cérebro ficam sob um número excessivo de estímulos, sejam eles sensoriais ou mentais, que levam o funcionamento psíquico e, muitas vezes, até fisiológico, à exaustão”, explica a psicóloga Valéria Lopes da Silva.

Imagem: Shutterstock Images

Imagem: Shutterstock Images

A psicóloga Priscila Camile Barioni Salgado lembra que o estresse é uma reação natural do ser humano ligado à natureza de seus ancestrais que precisavam ativar um sistema de alerta todas as vezes que se sentiam em perigo. “Nos animais, a reação comum ao estresse é a fuga, o ataque ou a camuflagem. Os humanos, porém, reagem de inúmeras outras formas, por meio de respostas físicas, cognitivas e emocionais”, conta a especialista.

É possível identificar alterações em diversas partes do corpo, como o aumento repentino da pressão e dos batimentos cardíacos, tensão muscular e sudorese. Há ainda uma descarga de hormônios, que contribui para a manutenção do quadro estressante, e o nível de atividade cerebral dispara. Dores de cabeça também são bastante comuns.

Passado o momento de grande estresse, o corpo se autorregula e volta ao normal — o que não significa que outras crises estão descartadas. Nem todas as pessoas vão reagir da mesma maneira, porém, alguns sintomas são comuns.

 

Veja mais:

Descubra quando se preocupar com seu nível de estresse

Dicas úteis para controlar o estresse

Entenda definitivamente o que é o estresse

 

Consultorias: Priscila Camile Barioni Salgado, coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Anhanguera, de Campinas (SP) – unidade Taquaral; Valéria Lopes da Silva, professora do curso de psicologia da Anhanguera de Anápolis (GO).

Texto e entrevistas: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Com pouca gordura e açúcar, o frozen iogurte é uma opção de sobremesa mais saudável que o sorvete. Confira 3 receitas e refresque-se!

Estilo de vida

A barriga tanquinho, os braços malhados e a perna torneada. Para conquistar tudo isso e muito mais, aposte na alimentação balanceada

Estilo de vida

Os sucos são uma ótima pedida para as refeições do dia a dia, porém, em sua versão natural. Saiba como o suco de caixinha pode prejudicar a sua saúde.

Estilo de vida

Confira algumas dicas para alcançar a barriga dos sonhos e perder alguns quilinhos indesejados. Essa transformação depende de você.

Estilo de vida

O cigarro causa dependência e apresenta substâncias que fazem mal a todo o organismo: pele, coração, estômago e outros órgãos sofrem com o vício.

Estilo de vida

Em suas diversas formas e sabores, os queijos fornecem uma série de nutrientes. Confira 10 variedades dessa iguaria e escolha o seu preferido!

Estilo de vida

Fechou a boca mas não conseguiu emagrecer? Alguns hábitos podem estar errados. Confira 6 fatores que podem interferir negativamente nesse processo.

Estilo de vida

Mesmo sendo importante durante a gravidez para as glândulas mamárias, as gestantes precisam ficar atentas aos níveis de colesterol.