ESTILO DE VIDA

7 estratégias para emagrecer cuidando da saúde em primeiro lugar!

Perder peso não é uma tarefa fácil, mas com algumas boas estratégias para emagrecer, essa tarefa fica mais fácil e não permite que você abandone a saúde

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/03/2017 às 17:52
Atualizado às 11:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

É normal que as mulheres queiram eliminar alguns quilinhos de vez em quando, mas é fundamental que a saúde não seja deixada de lado nesse processo. Para isso, trouxemos algumas estratégias para emagrecer que vão ajudar você a secar a barriga sem precisar fazer sacrifícios.

mulher comendo iogurte com frutas vermelhas

Foto: Shutterstock.com

Estratégias para emagrecer:

1 – Tome sol

Procure tomar sol durante o dia (até às 10h e após às 16h). A vitamina D é ativada no corpo pela luz solar. Uma pesquisa publicada no Jornal Internacional de Endocrinologia e Metabolismo mostrou que pessoas com níveis altos dessa vitamina no organismo emagrecem com mais facilidade. Isso porque esse nutriente está ligado à absorção de cálcio, mineral que facilita a digestão de gorduras, impedindo que elas fiquem estocadas no corpo, além de fortalecer os ossos e os dentes.

2 – Consuma fibras e combata a barriguinha

Presentes em legumes, verduras e frutas, elas facilitam a digestão, dão mais saciedade e diminuem a absorção de carboidratos e gordura. “A faseolamina da farinha de feijão-branco ou o amido resistente da farinha de banana verde são ótimos nesse caso. Use 1 colher (sopa) dessas farinhas 30 minutos antes da refeição para controlar a fome exagerada”, recomenda a nutricionista Fernanda Granja, de São Paulo (SP).

3 – Coma de 3 em 3 horas

Ficar em jejum prolongado gera estresse ao organismo, que libera cortisol na corrente sanguínea em grande quantidade, provocando aumento de gordura na área abdominal. O cortisol é um hormônio produzido pelo corpo e está ligado às causas do desequilíbrio emocional.

4 – Tome água!

O líquido ajuda o intestino a funcionar melhor, libera as toxinas e favorece o processo de desintoxicação pelo fígado. “Para saber o quanto de água você precisa tomar, multiplique o seu peso por 30ml (Por exemplo: 50kg x 30ml). O resultado será a quantidade ideal em mililitros que você deve beber de água por dia”, ensina Fernanda.

5 – Aumente o uso de alimentos antioxidantes

Esses nutrientes previnem o envelhecimento precoce e favorecem o emagrecimento saudável. São encontrados na água de coco, na cenoura e nas frutas roxas e vermelhas.

6 – Escolha as gorduras do bem

Diminuir a ingestão de gordura animal é essencial para prevenir doenças e também uma das estratégias para emagrecer. Por isso, prefira as fontes de gordura boa, como abacate, castanhas ou óleo de coco, pois são capazes de ajudar no processo de emagrecimento, atuando como um antiinflamatório natural. Além disso, esses alimentos promovem a perda de peso e melhoram a beleza dos cabelos e das unhas.

7 – Mastigue devagar

O cérebro leva cerca de 20 minutos para processar a informação de que você está comendo alguma coisa. “Esse é o tempo que demora para liberar a leptina, que é o hormônio da saciedade”, explica a nutricionista. Portanto, se comer em menos de 15 minutos, vai acabar consumindo mais alimentos do que o necessário. A mastigação lenta ainda facilita a digestão dos alimentos, sem sobrecarregar os outros órgãos.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Fernanda Granja, nutricionista de São Paulo (SP); Lara Natacci Cunha, nutricionista da Nutri Vitta Assessoria Nutricional, de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM