ESTILO DE VIDA

Está com dor no joelho? Identifique as causas antes de tratar

É muito comum sentir dor no joelho depois de uma certa idade, principalmente as mulheres. Saiba quais são as causas mais comuns e os tratamentos.

None
FOTO: iStock e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/09/2016 às 13:29
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A dor no joelho  pode ocorrer por diversos motivos, em várias fases da vida. O alinhamento e o equilíbrio da articulação do joelho é feito pelo sistema ósseo, os ligamentos e os tendões que  juntos possuem a função de absorver e distribuir a sobrecarga do nosso corpo que chega na articulação do joelho.

O joelho é uma articulação bastante delicada e difícil de ser reconstruída por ser uma articulação instável. Por isso, é importante cuidar e prevenir para evitar dores, lesões ou rompimentos. A estabilidade do joelho depende basicamente de estarmos com os ligamentos  íntegros, fortes, alinhados e a  musculatura das pernas fortes e resistentes.

Mulher sentada no chão se equipando para exercícios

FOTO: iStock e Getty Images

Doenças  do joelho – Artrose (Artrite, Osteoartrose, Osteoartrite)

A artrose do joelho é uma doença bem comum e se intensifica após os 60 anos, quando o processo do envelhecimento se acentua na terceira idade.  É comum algumas pessoas sentirem, esporadicamente, dor, inchaço e dificuldade de movimentar a articulação, e outras pessoas sentirem essas dores frequentemente, pois as crises podem ser assimiladas de forma pessoal. A artrose, inicialmente é um desgaste da  cartilagem e inflamação da estrutura. Posteriormente ocorre a destruição dos ligamentos e, na fase aguda e tardia, ocorre o desgaste dos ossos.

TRATAMENTO: Pode ser feito com  alongamento e fortalecimento da musculatura das pernas principalmente das coxas e joelhos e a redução do sobrepeso corporal. Exercícios de resistência e força com elásticos são práticos e podem ser feitos em casa pelo idoso que tem dificuldade na locomoção para melhorar a sua autonomia.

Nas mulheres

Várias são as causas das dores de  joelhos  nas mulheres, mas  as mais comuns são a artrose, as tendinites e a condromalácia sendo essa a mais comum em mulheres do que nos homens. Ela se caracteriza  pela  dor interior no  joelho, principalmente quando dobramos a perna (flexo-extensão) para  subir escadas, levantar da cadeira e para  esticar o joelho, podendo vir acompanhada de  barulho e estalos. A condromalácia é  um processo inflamatório da cartilagem da patela (condromalácia é conhecida como cartilagem mole) e, normalmente, é ocasionada por instabilidade e maualinhamento da articulação do osso do fêmur com a patela, o que leva ao amolecimento e atrito entre os dois, sendo que o agravamento pode levar à artrose.

TRATAMENTO: O tratamento é feito com o uso de anti-inflamatórios quando necessário, ou fisioterapia e muito fortalecimento das coxas com exercícios de fortalecimento, treino funcional no slaklaine, pranchas de equilíbrio e alongamento.

FONTE: Iva Bittencourt, personal trainer; Antonio Alexandre Faria, ortopedista especialista em joelhos

LEIA MAIS