ESTILO DE VIDA

Esporte x joelhos: 5 dicas para não se machucar

Para manter a saúde em dia, é importância investir em exercícios físicos! Entretanto, fique atenta para não machucar os joelhos!

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Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/11/2016 às 10:18
Atualizado às 20:54

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Para manter o corpo em dia, muitas pessoas optam por praticar atividades físicas de alto rendimento, em especial, aquelas que auxiliam na queima de gordura. Mas o que passa despercebido é a atenção aos joelhos, que sustenta todo o peso do corpo e está propenso a lesões. Seja artes marciais, corrida, dança, vôlei ou musculação é preciso atentar-se ao fortalecimento dos joelhos, uma vez que seu desgaste é resultado de um exercício mal executado ou até mesmo de uma sobrecarga. Para fortalecer e não lesionar o joelho, Pedro Bache, ortopedista diretor clínico da SO.U Ortopedia, lista cinco dicas para incluir em sua rotina:

mulher com roupa de ginástica fazendo alongamento

Foto: Shutterstock

1.Siga as instruções de um profissional do segmento esportivo.

2. Escolha o calçado mais confortável e procure por modelos com amortecedor. Já as mulheres devem evitar o uso do salto alto para não causar encurtamento da musculatura da panturrilha.

3. Controle o seu peso! Estar em dia com a balança é essencial para reduzir o risco de artrose, por exemplo, no joelho.

4. Mantenha um treinamento específico e distribuir a carga nas diferentes articulações auxilia no fortalecimento dos membros inferiores.

5. Fortaleça o joelho e o quadril para não dissipar a sobrecarga do peso.

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