Connect with us

O que você está procurando?

Nunca bem-vindas, as espinhas podem ser dolorosas e constranger quem as desenvolve. Entenda por que elas aparecem e como evitá-las!
- Cuidados básicos com a higiene da pele podem ajudar a combater as espinhas. Foto Shutterstock

Espinhas causam dor e até complicações graves à saúde. Afinal, por que elas aparecem?

Nunca bem-vindas, as espinhas podem ser dolorosas e constranger quem as desenvolve. Entenda por que elas aparecem e como evitá-las!

As espinhas chegam sem ser convidadas e se instalam no rosto – de preferência, mas não apenas nessa região – causando dor e um aspecto nada agradável. Elas afligem cerca de 90% dos adolescentes e 50% dos adultos, mas há quem lute contra elas durante toda a vida. Também chamadas de acne, podem ir de um pontinho vermelho na pele até bolsas muito inflamadas.

De onde as espinhas vêm?

Naturalmente, o organismo produz uma secreção oleosa que chega à superfície da pele por meio dos poros – mecanismo que a hidrata e dá brilho. Quando as glândulas sebáceas trabalham em excesso e esse poros são obstruídos, o acúmulo de oleosidade provoca cravos e espinhas. Os primeiros são uma prévia da segunda, que se difere por ser uma inflamação repleta de bactérias.

Explosão hormonal

Não por coincidência, é na adolescência que as espinhas costumam aparecer. A fase é caracterizada por uma intensa produção hormonal (assim como nas mulheres durante a gravidez ou no período menstrual), inclusive nas glândulas sebáceas, favorecendo a obstrução dos poros. Passar dessa etapa da vida, contudo, não é garantia de pele lisinha.

Muitas mulheres continuam tendo espinhas mesmo na vida adulta por causa dos hormônios. Ainda pode-se falar em fatores que favorecem o problema: hereditariedade, clima, tendências individuais, determinados medicamentos e pessoas com pele do tipo mista (aquela em que a oleosidade se concentra na testa, no nariz e no queixo).

 

Espremer as espinhas pode piorar o quadro e trazer outras complicações à saúde.

Espremer as espinhas pode piorar o quadro e trazer outras complicações à saúde. Foto Reprodução

 

Tratamento específico

Os especialistas são unânimes sobre a maneira de encarar as espinhas: não as esprema jamais. Apertar a lesão faz com que as bactérias presentes nela se espalhem por todo o rosto, além de se somarem a outras vindas da mão e do ambiente externo em geral. As consequências estéticas também são grandes, podendo deixar manchas e cicatrizes definitivas na pele.

É possível encontrar no mercado produtos que ajudam na cicatrização da acne, mas nada substitui uma boa higienização feita com sabonete apropriado e a aplicação de filtro solar não oleoso. Quando as espinhas são persistentes e de grande intensidade é preciso procurar o auxílio de um dermatologista, que poderá orientar sobre os melhores procedimentos.

Um medicamento prescrito com frequência para os casos intensos é a isotretinoína. “Contudo, deve ser indicado e acompanhado pelo médico, pois provoca diversos efeitos colaterais. Mulheres grávidas não podem usá-lo, por causar malformação no feto”, alerta o dermatologista Agnaldo Mirandez. Antibióticos e anticoncepcionais, no caso das mulheres, também podem ser indicados para amenizar o problema na pele. Se o especialista julgar necessário, o tratamento pode ser complementado por aplicação de peeling, que auxilia na remoção de manchas, cicatrizes e promove a renovação da pele.

 

Consultoria Agnaldo Mirandez, dermatologista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Receitas

A torta de brócolis com batata é uma ótima opção para lanche da tarde. Além disso, é possível fazer uma versão ainda mais saudável da receita, confira!

Estilo de vida

Se sente triste, desmotivado e sem vontade de sair de casa? Aposte no cardápio contra depressão para aumentar o bem-estar de uma vez por todas!

Receitas

Aprenda como preparar esta Travessa de creme de milho com recheio de frango e polvilhada com batata palha! Uma verdadeira delícia!

Receitas

Faça agora mesmo a torta fácil de frango e massa de pastel. O recheio de dar água na boca e a massa ideal para quem gosta do tipo fininha

Receitas

A torta de batata com presunto é uma ótima opção para um lanche rápido à tarde ou até mesmo para a janta e fica pronta em 40 minutos. Aproveite!

Receitas

Aprenda a fazer a torta enformada de batata com carne moída, a receita é saborosa e rende bastante e é fácil. Que tal aproveitar?

Receitas

Experimente fazer a receita do quiche de espinafre, ricota e calabresa e receba os elogios de todos os que experimentarem

Receitas

A massa da torta de carne-seca na travessa é feita com mandioca,o que deixa a receita ainda mais saborosa, que tal experimentar?